Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação participam de Workshop em Robótica e Indústria 4.0

publicado: 07/12/2023 14h54, última modificação: 07/12/2023 14h56

Aconteceu no último dia 05/12/23 um workshop em Robótica e Indústria 4.0, em parceria com a empresa Minipa, com alunos e professores do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFMG Sabará.

Os alunos aprenderam a controlar e programar um braço robótico para desempenhar diversas tarefas, tais como, programar o robô para movimentar peças e também escrever uma frase no papel. Além disso, os alunos puderam movimentar um robô com um controle de video game.

Outra atividade do workshop foi interagir com um sistema de produção industrial 4.0, que possui diversas ferramentas tecnológicas de última geração na área de automação. O sistema atuadores eletropneumáticos, esteiras, robô manipulador para separação e montagem de produto final, controlador lógico programável (CLP), interface homem máquina (IHM), software supervisório (SCADA), dentre outras tecnologias da informação.

Segundo o coordenador do curso Rodrigo Hiroshi Murofushi, atividades como esta são de suma importância para que o aluno de engenharia tenha contato com ferramentas tecnológicas recentes e inovadoras para complementar a sua formação profissional, além de capacitar os professores no uso dessas tecnologias para aprimoramento das suas práticas pedagógicas.