Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG apresentam trabalhos científicos em evento científico nacional

Alunos do IFMG apresentam trabalhos científicos em evento científico nacional

publicado: 09/08/2022 10h09, última modificação: 09/08/2022 10h34

Os alunos Mateus Filipe de Lima Souza e Welton Thiago Martins de Sousa do curso de Sistemas de Informação do IFMG campus Sabará, apresentaram suas respectivas pesquisas, "Um Estudo sobre a Percepção do Ensino Remoto Emergencial em Institutos Federais baseado em Mineração de Opinião" e "Classificação do Tráfego de Rede por Meio do Fluxo de Rede Utilizando Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Detecção de Anomalia", no 9º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, ocorrido em 05 de agosto de 2022 na Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ.

O trabalho de Mateus Filipe, orientado pela professora Cristiane Targa e co-orientado pelo professor Carlos Alexandre, apresentou um estudo sobre a percepção e os sentimentos da comunidade acadêmica dos Institutos Federais no período compreendendo o Ensino Remoto Emergencial de 2020 a 2021. Foram utilizadas técnicas de mineração de opinião para categorizar os sentimentos colhidos de uma base de dados gerados pelo Twitter. Os resultados mostraram uma certa estabilização dos sentimentos da comunidade a partir de fevereiro de 2021. Para Mateus, "o evento como um todo contou com um espaço muito bonito e bem estruturado. No momento do EncompIF, foram apresentados diversos projetos, todos com ideias e propostas muito boas, desde um monitoramento para irrigação de plantações em períodos quentes, até um app para sinalização da chegada do ônibus para pessoas com deficiência visual. Outro momento muito enriquecedor foi a apresentação do meu projeto, que além de muito bem recebido e reconhecido, gerou novas discussões e ideias no momento das perguntas."

O artigo de Welton, orientado pelo professor Carlos Alexandre, propôs um estudo com a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar o tráfego de rede por meio do fluxo de rede, identificando anomalias na mesma. Os resultados podem contribuir para a obtenção de métricas no auxílio à tomada de decisão por administradores de redes. De acordo com Welton, "o envolvimento no ENCompIF, realizado em conjunto com o XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em Niterói, conduziu-se de forma enriquecedora, pois foram apresentados diversos trabalhos relacionados ao pensamento científico e proporcionou networking entre os participantes. Reconheço que a participação no evento, foi possível devido a excelência do ensino, pesquisa e extensão composto pelo corpo Docente e Técnicos Administrativos do IFMG Campus Sabará.".

Além disso, os trabalhos dos discentes foram selecionados entre os 3 artigos com as melhores avaliações nas trilhas de graduação/pós-graduação e iniciativa dos professores. Desta forma, uma versão estendida de seus trabalhos será publicada na Revista de Sistemas e Computação.

Maiores detalhes dos artigos podem obtidos em:

"Um Estudo sobre a Percepção do Ensino Remoto Emergencial em Institutos Federais baseado em Mineração de Opinião" disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/encompif/article/view/20435

"Classificação do Tráfego de Rede por Meio do Fluxo de Rede Utilizando Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Detecção de Anomalia" disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/encompif/article/view/20436