Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ATENÇÃO: Comunicado aos estudantes de Sistema de Informação – Inscrição no Enade

publicado: 18/08/2014 00h00, última modificação: 07/07/2016 17h31

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMG Campus Sabará chama a atenção dos estudantes de graduação do curso de Sistema de Informação para os procedimentos para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2014):

Os inscritos têm até às 17h do dia 21/08/2014 para conferir os dados e, caso necessário, pedir retificação ao coordenador de curso. Se fizer parte do curso de Sistemas de Informação consulte sua inscrição na página do Inep em http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarEstudanteInscrito/

O exame é um componente curricular obrigatório (não é possível colar grau em situação irregular). Os estudantes inscritos como concluintes que não responderem ao questionário e não fizerem a prova no dia 23/11/2014 não poderão colar grau até a regularização da situação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O ENADE é um dos elementos que servirão para pontuar a instituição e servirá para criação de um ranking, servido como um indicador de qualidade, importante para a instituição e para o aluno que terá seu diploma expedito por ela. Assim, não se ausente no dia da prova para não ter complicações futuras e leve a avaliação a sério.

Sobre a prova

A prova do Enade 2014 será realizada no dia 23 de novembro de 2014, às 13h, em Local indicado. Será composta por questões de avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e componente específico da área avaliada.

O conteúdo de cada prova pode ser visto no link: http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014

Deverão fazer a prova os estudantes “concluintes”, ou seja, estudantes habilitados para fazer o exame com 80% da carga horária cumprida até 29 de agosto de 2014 ou que tenham expectativa de colação de grau até julho de 2015.

Os estudantes “ingressantes”, que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 29/08/2014, estão dispensados da prova, porém, devem fazer a inscrição no Exame.

Questionário do Estudante

Com o objetivo de colher informações sobre o perfil socioeconômico, um dos instrumentos que compõem o Enade é o Questionário do Estudante, cujo preenchimento é obrigatório (previsto na Portaria Normativa nº. 40/2007). O Questionário é um instrumento importante para o cálculo de indicadores educacionais. Representa ainda uma oportunidade para o estudante manifestar a opinião acerca do curso que frequenta, bem como sobre as impressões pessoais do Instituto Federal.

O questionário estará disponível no período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014, e deverá ser respondido eletronicamente, exclusivamente no site http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ Somente após o seu preenchimento, o estudante terá acesso à informação do seu local de prova.

Para maiores informações converse com o coordenador do curso.