Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta à Comunidade Acadêmica

publicado: 30/12/2020 18h05, última modificação: 30/12/2020 18h05

Prezada comunidade acadêmica do IFMG
Campus Sabará,

Estamos chegando ao final do ano de 2020, um ano no qual enfrentamos muitas dificuldades e desafios, mas que também nos trouxe mudanças e o exercício constante da superação.

A pandemia nos colocou diante de uma realidade que nunca imaginaríamos um dia estar: a suspensão das aulas durante um longo período, não apenas no IFMG Campus Sabará, mas em todo o Brasil. Foram meses que utilizamos para entender e nos adequar à nova realidade, no qual mesmo com a suspensão das aulas o Campus não parou.

Durante esse período, toda nossa comunidade acadêmica teve que se reinventar. Os fluxos de todos os setores tiveram que ser revistos, as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino Remoto Emergencial- ERE e o atendimento presencial mudou para o trabalho remoto. Para a realização de toda essa mudança, foram necessárias inúmeras reuniões dos colegiados, das comissões, dos setores, das áreas e do Conselho Acadêmico. Foram mais de 170 portarias e mais de 20 editais, incluindo editais de auxílio financeiro para nossos estudantes (bolsa permanência e bolsas de auxílio digital para aquisição de computadores e internet) .

Podemos afirmar que foi um ano completamente atípico, no qual estar presente era estar conectado, passamos mais tempo na internet do que descansando, tarefas de casa se misturaram com tarefas escolares e profissionais e nos isolamos para estarmos juntos no futuro.

Apesar de toda dificuldade que enfrentamos, tivemos grandes conquistas individuais e coletivas. Mudamos o estilo de vida e aprendemos novos valores. Tudo isso foi possível devido a uma Comunidade Acadêmica enérgica, competente e com grande capacidade de superação e transformação, que soube, mesmo na adversidade, mostrar o seu potencial e sua importância regional. Neste momento, queremos agradecer o privilégio de fazer parte desse grupo.

Agradecemos aos professores por se capacitarem ainda mais e possibilitarem a implementação do ERE de forma a garantir os processos de ensino-aprendizagem, zelando pela qualidade do ensino que sempre caracterizou o IFMG Campus Sabará. O planejamento, o acompanhamento pedagógico diferenciado, as metodologias e avaliações específicas para o ERE foram fundamentais para motivar os estudantes, contribuindo para permanência e aprendizagem. Essa nova realidade impactou profundamente o modo de ensinar e aprender, mas hoje é possível dizer o quanto o trabalho e esforço de vocês fez com que o processo fosse o melhor possível.

Agradecemos aos técnicos-administrativos por manterem todos os setores e fluxos funcionando nessa nova realidade, ressignificando, reorganizando e flexibilizando os processos. A atuação  dos técnicos-administrativos em diversas frentes como administração e planejamento, gestão de pessoas, comunicação, suporte de tecnologia da informação, registro e controle acadêmico e acompanhamento educacional foi fundamental para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para as diversas estratégias de acompanhamento de estudantes durante o ERE.

Agradecemos aos terceirizados pela manutenção e cuidado do Campus, atuando presencialmente para garantir que o Campus esteja ainda melhor quando retornarmos.

Em especial, agradecemos aos nossos alunos e seus familiares que acreditaram no ensino de qualidade do IFMG Campus Sabará e continuaram conosco durante a pandemia, superando desafios de ordem econômica, técnica e se adaptaram a novos processos pedagógicos. Vocês são a razão de ser dessa Instituição, motivo pelo qual trabalhamos a cada dia!

Desejamos a toda comunidade acadêmica do IFMG Campus Sabará um 2021 cheio de alegrias e conquistas e que o novo ano nos permita uma retomada gradual das atividades presenciais, com toda segurança necessária. Nunca o desejo de renovação para o novo ano foi tão intenso e sincero. Iniciaremos 2021, finalizando o Calendário Acadêmico de 2020, mas sem perder a perspectiva de futuro.

Equipe de Gestão do IFMG Campus Sabará