Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2° Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019

2° Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019

publicado: 23/09/2019 17h03, última modificação: 23/09/2019 18h09

A coordenação de pesquisa, inovação e pós-graduação do campus Sabará tem o prazer de convidá-los para participarem da continuidade do Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019.

A realização do CISP-Sabará é uma oportunidade de ampliarmos o contato entre os servidores e alunxs do campus, pensando e discutindo sobre a resolução de problemas específicos via métodos científicos, além de mantermos ativos os grupos de pesquisa existentes no campus. Não há necessidade de cadastro ou registro para a participação no ciclo de seminários. Após a discussão, faremos um coffee break coletivo - cada um contribui trazendo algum lanche e/ou uma bebida.

Descrição do seminário de quarta-feira (25/09)

Título:
PERFIL DOS GESTORES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (RFEPCT) DE MINAS GERAIS E AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES UTILIZADAS NO PROCESSO DECISÓRIO

Resumo da apresentação:
O objetivo deste estudo é descrever o perfil dos gestores da RFEPCT de Minas Gerais (CEFET, IFMG, IFNMG, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Sul de Minas, IF Triângulo Mineiro) e das informações que utilizam na Tomada de Decisão. Pouco ainda se conhece sobre o atual perfil dos gestores da RFEPCT e das suas informações utilizadas no processo decisório, tendo em vista que diversas instituições foram criadas nos últimos 10 anos, principalmente, a partir da LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Este estudo coloca como hipótese inicial que a RFEPCT é gerida predominantemente por servidores com pouco tempo de experiência no serviço público e também em atividades de gestão, apesar da existência de gestores com mais experiência, oriundos das antigas escolas agrotécnicas e CEFETs. Traçar o perfil destes gestores e conhecer as informações utilizadas no apoio à tomada de decisão é importante para que a comunidade possa conhecer mais a RFEPCT de Minas Gerais, particularmente, o processo decisório que possui impactos à longo. Pretende-se fazer recomendações à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em prol do estabelecimentos de ações para contribuir com o aperfeiçoamento e transparência do processo decisório dentro das instituições da RFEPCT em alinhamento às políticas públicas de Estado.

Apresentador: Prof. Dr. Lucas Maia dos Santos (IFMG-Sabará)

Mini-Biografia: Professor de finanças do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará (Desde 2011). Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2015), doutorado sanduíche pela School of Public Affairs and Administration/RUTGERS, Estados Unidos (2015). Mestre em Administração CEPEAD/UFMG (2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Coordenador do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (https://www2.ifmg.edu.br/portal/extensao/observatorio-do-mundo-do-trabalho). Coordenador do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará (https://www.ifmg.edu.br/sabara/ensino-pesquisa-e-extensao/nucleo-de-inovacao-e-desenvolvimento-empresarial-de-sabara)

INFORMAÇÕES:

Local: Auditório / IFMG-Sabará

Data: 25/09/2019 (quarta-feira)

Horário: 14:00 às 16:00

Maiores informações sobre as pesquisas no campus Sabará podem ser obtidas em: http://sabara.ifmg.edu.br/CPPG/cisp