Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convocação: programa de assistência estudantil

Convocação: programa de assistência estudantil

publicado: 04/03/2016 00h00, última modificação: 23/06/2016 11h35
Está divulgada a lista com o nome dos estudantes pré-selecionados pelo programa de assistência estudantil do IFMG Campus Sabará.

Os estudantes deverão entregar a documentação solicitada no período de 17 a 21 de março na Secretaria Acadêmica do Campus - Av Serra da Piedade número 299, Morada da Serra - Sabará. Horário de 08:30 às 21:30.

Lista dos candidatos pré-selecionados

Lista de documentos

Edital nº 32/2016.

Retificação do Edital 32/2016 - Publicado em 10/03/2016

Instrução Normativa 01/2016 do IFMG

Passo a passo para inscrição no programa de assistência estudantil

1) Preencher o Questionário Socioeconômico eletrônico disponível no site  solucoes.ifmg.edu.br/assisext  .

Obs: Para que possa preencher o Questionário Socioeconômico, o candidato deverá se cadastrar previamente no site solucoes.ifmg.edu.br/assisextPara se cadastrar, é necessário que o candidato tenha um e-mail pessoal, que será o seu login de acesso. Caso o candidato já tenha realizado seu cadastro no sistema AssisEXT anteriormente, ele não precisará se cadastrar novamente, já que seu CPF e e-mail já estão cadastrado. Assim, será necessário apenas preencher um novo Questionário Socioeconômico eletrônico. Para isso, o candidato deverá fazer o login com o mesmo e-mail cadastrado anteriormente no sistema.

2) Após o preenchimento do questionário será realizada a análise dos indicadores sociais e econômicos do contexto familiar dos candidatos.

3) Os candidatos selecionados serão contatados pelo e-mail informado no cadastro. Neste e-mail, constará a indicação da documentação necessária bem como data e local onde os documentos deverão ser entregues.

4) A documentação a ser entregue pelos candidatos pré-selecionados consta nos anexos do Edital 032/2016.

5) Antes da entrega da documentação comprobatória, cabe ao candidato conferir os documentos apresentados, preencher e assinar o check-list (Anexo no edital). Concluída esta etapa, o envelope com os documentos deverá ser lacrado e entregue no campus, no endereço indicado no edital. O check-list deve ser anexado externamente ao envelope.

Obs: É de inteira responsabilidade do candidato o envio correto da documentação comprobatória, bem como o preenchimento e a assinatura do check-list. O envio de documentação incompleta implicará no indeferimento do auxílio.

6) O aluno que teve o pedido de auxílio deferido terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia seguinte da divulgação do Resultado Final, para assinar o Termo de Compromisso e entregá-lo, com as cópias do RG, do CPF e do cartão bancário, ao setor responsável pela Assistência Estudantil do campus. Expirado este prazo, o candidato será considerado desistente.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (31) 3674-1520 .

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG têm por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Tais ações são respaldadas pelo Decreto 7.234/2010, que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que tem como público prioritário estudantes oriundos da rede pública de educação básica com renda per capta familiar bruta de até 1,5 salários mínimos.

O programa tem como principais objetivos: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, além de reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. As áreas contempladas pelo programa são: moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
      Lembramos que o processo seletivo para concorrer as bolsas se dá em duas etapas: o aluno se cadastra no programa informando seus dados. Feito o cadastro, após esta etapa, é feita uma pré-seleção onde onde candidatos selecionados são convocados a apresentar a documentação comprobatória. Esta documentação e as condições socioeconômicas do estudante é analisada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG) , que se responsabiliza pela divulgação do resultado final.