Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curricularização da Extensão é tema de consulta pública

Curricularização da Extensão é tema de consulta pública

Entre os dias 10 e 30 de novembro, comunidade interna do IFMG - servidores e alunos - poderá dar suas contribuições. Todos os cursos superiores do IFMG devem ser adequados para inclusão de atividades de Extensão em seus currículos.
publicado: 11/11/2021 11h09, última modificação: 11/11/2021 11h09

Até 30 de novembro está disponível para Consulta Pública a minuta que traz as diretrizes para a inclusão de ações de Extensão no currículo dos cursos superiores do IFMG, a "Curricularização da Extensão". O documento foi elaborado por uma comissão, a partir da fundamentação legal sobre o tema, e está aberto para contribuições de professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição.

O diretor de Cultura, Esportes e Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão, Flávio Puff, ressalta a importância de a comunidade se inteirar e participar, pois, "na prática, o tema envolve diretamente as atividades acadêmicas de todos cursos superiores". As contribuições obtidas durante a consulta pública serão avaliadas pela comissão para finalização do documento. "Importante destacar que a Pró-Reitoria de Ensino publicou uma Instrução Normativa que trata especificamente do registro da carga horária nos setores de Controle e Registro Acadêmico dos campi", lembra Puff.

Acesse aqui e participe da CONSULTA PÚBLICA.

O que é: A Curricularização da Extensão tem como premissa a inclusão de programas e projetos de Extensão no currículo dos cursos superiores para execução junto à comunidade externa nas regiões de atuação do Instituto. Na prática, cria-se a obrigatoriedade da realização de atividades de Extensão para todos os estudantes de graduação do IFMG. As ações, que devem priorizar áreas de relevância social, precisam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária. Assim, será necessário que sejam feitas adequações nos Plano Pedagógico dos Cursos (PPCs) nos próximos meses, a fim de atender as exigências da nova legislação.

Saiba mais sobre a Curricularização da Extensão no IFMG.