Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação Física no IFMG Sabará: Transformando desafios em oportunidades.
conteúdo

Notícias

Educação Física no IFMG Sabará: Transformando desafios em oportunidades.

publicado: 03/05/2016 00h00, última modificação: 21/06/2016 12h03

Buscando superar os desafios da falta de espaço, materiais e equipamentos adequados para a realização das aulas de Educação Física no Campus Sabará, a equipe, em um esforço coletivo tem encontrado alternativas por meio de parcerias com organizações de ensino, esporte e lazer do município de Sabará. Desde início de abril duas parcerias foram concretizadas, viabilizando não só a realização das aulas como também ampliando as possibilidades de aprendizado e inovação. 

Uma das parcerias é com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sabará, por meio do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que desde o dia 12/04/2016 disponibilizou um monitor de arte e cultura. O mesmo tem colaborado não só na logística e disponibilidade de materiais esportivos, mas, principalmente nas vivencias sócio culturais durante as aulas de Educação Física. 

Outra parceria fundamental é com a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sabará tem nos cedido uma quadra coberta para a realização das aulas de Educação Física. A APAE é uma organização social educacional sem fins econômicos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltiplaque, unidos por objetivos comuns, buscam tornar os alunos independentes em suas atividades diárias, assim como prepará-los para a convivência social.

Para além da utilização da referida quadra, nossas aulas de Educação Física neste local têm sido para nós do IFMG/Sabará e da APAE (alunos, alunas, professores, funcionários e direção) rica experiência e oportunidade de interação e convivência social, elementos fundamentais para a formação de sujeitos capazes de respeitar as diferenças e reconhecer potencialidades de pessoas e grupos que sempre vivenciaram situações de exclusão. 

As práticas corporais relacionadas aos esportes, ao lazer e à saúde, conteúdos da nossa cultura corporal, dialogados e vivenciados nas aulas de Educação Física neste clima de inclusão, tem estimulado nossos alunos, alunas, professora e monitor do PELC na proposição de ações e projeto de integração e compartilhamento de saberes com os alunos e alunas da APAE. Tudo isso vem transformando nossos desafios em oportunidades de formação de sujeitos para conviver em uma sociedade, que pretende, a cada dia, ser mais inclusiva.

#porumasociedademaisinclusiva

Discentes na aula de Educação Física

Discentes na aula de Educação Física com vendas

Fotos: Maria Aparecida Dias Venâncio - IFMG Campus Sabará - Abril/2016