Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informações sobre o Processo Seletivo para Sabará, Ouro Preto e Santa Luzia
conteúdo

Notícias

Informações sobre o Processo Seletivo para Sabará, Ouro Preto e Santa Luzia

Processo seletivo 2021/2ª oferta
publicado: 27/04/2021 11h34, última modificação: 28/04/2021 17h43

Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta para os cursos de graduação do IFMG saiu nesta terça-feira, 27 de abril:

 

Confira aqui o resultado final da seleção para os cursos de graduação.

 

 

 

Processo seletivo 2021/1 - 2ª oferta -  Informações sobre o cronograma de matrícula para os cursos técnicos e cursos de graduação CLIQUE AQUI

 

Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta: resultado final para cursos técnicos

A relação final dos aprovados no Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta para os cursos técnicos do IFMG saiu nesta sexta-feira, 23 de abril. Os classificados em primeira chamada nos campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia já podem consultar o resultado final no site da Fundep. As listas estão divididas por campus e informam a relação dos candidatos que tiveram o melhor desempenho na Avaliação de Desempenho Escolar, requisito para o ingresso de novos alunos nos cursos técnicos integrados (Ensino Médio) e subsequentes (pós-Médio).

Para acessar o resultado, ao entrar na página, role a tela para baixo até a seção “Arquivos para Download”. Depois é preciso clicar na lista referente ao campus do curso para o qual o candidato se inscreveu. Outra forma de consulta é fazer o login na “Área do Candidato”, utilizando o CPF e a senha. O botão de acesso está localizado no topo da página. Ao ingressar na seção, o candidato pode visualizar o resultado obtido na Avaliação de Desempenho Escolar e saber qual foi a sua classificação.

ACESSE O RESULTADO FINAL - 2ª OFERTA CURSOS TÉCNICOS

Informações sobre a matrícula

Os aprovados devem ficar atentos às datas e horários de matrícula, que serão realizadas nos próximos dias. É preciso providenciar uma série de documentos, cuja relação completa está descrita no item 11 do edital 05/2021 e nos Anexos I e II. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal.

Veja os principais documentos a serem providenciados:

  • uma foto recente 3x4;
  • CPF próprio (original e cópia);
  • Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e cópia);
  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos (original e cópia)
  • Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os cursos técnicos integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os cursos técnicos subsequentes;
  • Para os candidatos selecionados por reserva de vagas (cotas), além da listagem acima, será necessário providenciar uma relação complementar de documentos, que varia conforme a cota na qual se inscreveu. A relação dessa documentação pode ser conferida no Anexo II do edital 05.

 

Matrícula da 1ª chamada: 29/04 a 04/05/2021.

A matrícula será virtual, por formulário disponibilizado posteriormente.

 

Resultado dos cursos de graduação

O resultado final da seleção para os cursos de graduação foi publicado no dia 27 de abril confira aqui.

Lista de espera e chamada dos candidatos excedentes

Após a matrícula da primeira chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, cada campus convocará candidatos que estiverem na lista dos excedentes. Essas chamadas são divulgadas somente no site do campus em datas específicas.

Leia mais:

Acesse os editais do Processo Seletivo

Informações sobre matrícula de aprovados no SISU

Informações sobre matrícula de aprovados no Processo Seletivo 1ª oferta

 

Abaixo informações sobre a divulgação da lista preliminar dos candidatos classificados nos cursos de graduação da 2ª oferta (campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia).

Foi divulgada a lista preliminar dos candidatos classificados nos cursos de graduação da 2ª oferta (campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia). Quem não concordar com o resultado preliminar poderá interpor recurso, no período entre 19 e 21 de abril. O recurso deve ser enviado por meio da página da Fundep, na Área do Candidato, no mesmo sistema em que o candidato se inscreveu. Após a análise dos recursos, o resultado final será publicado no dia 27 de abril.

ACESSE O RESULTADO PRELIMINAR CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2ª OFERTA

Na seleção dos cursos superiores, o IFMG utilizou como critério de classificação a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O concorrente, ao se inscrever, foi  avaliado a partir do resultado de uma das últimas três edições da prova (2018, 2019 ou 2020). 

Resultado preliminar e recursos - CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2021/2ª oferta

Para acessar o resultado preliminar da 2ª oferta, o candidato deve entrar na página do Processo Seletivo, no SITE DA FUNDEP, e fazer a consulta das listas com os nomes dos aprovados, que estão separadas por campus. Ao entrar na página, role a tela para baixo até a seção “Arquivos para Download”. Depois é preciso clicar na lista referente ao campus do curso para o qual o candidato se inscreveu. Nesta 2ª oferta, a seleção é para os campi do IFMG em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Outra forma de consulta ao resultado é fazer o login na “Área do Candidato”, utilizando o CPF e a senha. O botão de acesso está localizado no topo da página. Ao ingressar na seção, o candidato pode visualizar o resultado obtido com as notas do Enem e saber qual foi a sua classificação.

Dentro da “Área do Candidato”, também é possível interpor recurso contra o resultado preliminar. A partir de 9h do dia 19 de abril, estará disponível um botão, por onde o candidato, caso não concorde com sua classificação, deverá redigir sua contestação, utilizando argumentos lógicos e consistentes, e enviar à Fundep até o próximo dia 21.

Para interpor recurso, o candidato deve seguir o seguintes passos (veja o tutorial - clique aqui):

  • Acessar a Área do Candidato no site www.gestaodeconcursos.com.br;
  • Preencher os dados por meio de login e senha e clicar em “entrar”;
  • Na página principal, na seção "EM ANDAMENTO", localizar o processo seletivo do IFMG e clicar em “SAIBA MAIS”;
  • No menu exibido, no canto superior direito, clicar na fase recursal;
  • Clicar na inscrição;
  • Apresentar sua argumentação. O limite é de 8 mil caracteres;
  • Após redigir ou colar sua argumentação, clicar em “CRIAR RECURSO”;
  • A situação dos recursos gerados poderá ser consultada na Área do Candidato, em “Meus recursos”.

Outras informações sobre nos links abaixo:

Acesse o hotsite do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta

Acesse o hotsite do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta

 

 

Processo Seletivo 2021/2ª oferta: publicado resultado preliminar dos CURSOS TÉCNICOS

 

Publicado nesta quarta-feira, 14 de abril, o resultado preliminar do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta, referente ao ingresso de novos alunos nos cursos técnicos integrados (Ensino Médio) e subsequentes (pós-Médio). A listagem de aprovados ainda é preliminar, já que agora será aberto o prazo para interposição de recurso entre os dias 15 e 19 de abril. O resultado final está previsto para ser divulgado somente no próximo dia 23.

Para acessar o resultado preliminar, o candidato deve entrar na página do Processo Seletivo, no SITE DA FUNDEP, e fazer a consulta das listas com os nomes dos aprovados, que estão separadas por campus. Ao entrar na página, role a tela para baixo até a seção “Arquivos para Download”. Depois é preciso clicar na lista referente ao campus do curso para o qual o candidato se inscreveu. Nesta 2ª oferta, a seleção é para os campi do IFMG em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Outra forma de consulta ao resultado é fazer o login na “Área do Candidato”, utilizando o CPF e a senha. O botão de acesso está localizado no topo da página. Ao ingressar na seção, o candidato pode visualizar o resultado obtido na Avaliação de Desempenho Escolar e saber qual foi a sua classificação.

Dentro da “Área do Candidato”, também é possível interpor recurso contra o resultado preliminar. A partir de 9h do dia 15 de abril, estará disponível um botão, por onde o candidato, caso não concorde com sua classificação, poderá redigir sua contestação, utilizando argumentos lógicos e consistentes, e enviar à Fundep até o próximo dia 19.

Para interpor recurso, o candidato deverá seguir o seguintes passos (veja também o tutorial - clique aqui):

  • Acessar a Área do Candidato no site www.gestaodeconcursos.com.br;
  • Preencher os dados por meio de login e senha e clicar em “entrar”;
  • Na página principal, na seção "EM ANDAMENTO", localizar o processo seletivo do IFMG e clicar em “SAIBA MAIS”;
  • No menu exibido, no canto superior direito, clicar na fase recursal;
  • Clicar na inscrição;
  • Apresentar sua argumentação. O limite é de 8 mil caracteres;
  • Após redigir ou colar sua argumentação, clicar em “CRIAR RECURSO”;
  • A situação dos recursos gerados poderá ser consultada na Área do Candidato, em “Meus recursos”. 

Resultado da graduação

Em relação ao resultado preliminar dos cursos de graduação (2ª oferta), a publicação ocorrerá nesta quinta-feira, 15 de abril, também pelo SITE DA FUNDEP.

Informações sobre a matrícula

Depois do prazo de recursos e publicação do resultado final dos cursos técnicos (2ª oferta), no dia 23, o IFMG divulgará em seu portal o procedimento de matrícula dos aprovados nos campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Além de ficar atento às datas e horários, o candidato aprovado deverá providenciar uma série de documentos para efetuar o ato de matrícula. As instruções e a relação documental estão descritas no item 11 do edital 05/2021 e nos Anexos I e II. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal.

Veja os principais documentos a serem providenciados:

  • uma foto recente 3x4;
  • CPF próprio (original e cópia);
  • Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e cópia);
  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos (original e cópia)
  • Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os cursos técnicos integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os cursos técnicos subsequentes;
  • Para os candidatos selecionados por reserva de vagas (cotas), além da listagem acima, será necessário providenciar uma relação complementar de documentos, que varia conforme a cota na qual se inscreveu. A relação dessa documentação pode ser conferida no Anexo II do edital 05.

Acesse o Resultado Preliminar - cursos técnicos (2ª oferta)

Acesse os editais do Processo Seletivo 

 

Demais notícias sobre a 2ª oferta do Processo Seletivo 2021:

O IFMG divulgou a lista dos candidatos que tiveram a inscrição confirmada no processo seletivo dos cursos técnicos e da graduação. Acesse e confira:  http://processoseletivo.ifmg.edu.br/inscreva-se/ 

Se o seu nome não apareceu na lista, basta fazer o login na área do candidato e conferir o que está errado. Você tem entre os dias 30 de março a 01 de abril para realizar correções e entrar com recursos, caso sua inscrição não tenha sido confirmada. Após confirmar as informações, não será mais possível alterar a inscrição. .

Ainda tem dúvida? Mande e-mail para vestibular@ifmg.edu.br com seus dados completos (nome, CPF e número de inscrição). Não perca a chance de estudar no IFMG!. 

Sobre o período de inscrições

 

Começou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o período de inscrições referente à 2ª oferta do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no IFMG. O vestibular agora é destinado a três campi: Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Estão abertas 1271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação. Devido à pandemia de Covid-19, essas três unidades não participaram da 1ª oferta (iniciada em novembro de 2020).

Todas as oportunidades são gratuitas, uma vez que o Instituto Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação.

Clique aqui e acesse o site de inscrições!

A seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio terá as mesmas regras implementadas no processo dos demais campi. Ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação.

Inscrição para cursos técnicos

A oferta do ensino técnico no IFMG envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital da 2ª oferta, estão disponíveis 875 vagas em 16 cursos técnicos.

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no anexo 01 do edital 07/2021.

É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e solicitem os documentos nas escolas de origem. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar um dos seguintes documentos para comprovar o desempenho escolar:

  • Histórico Escolar;
  • ou Declaração da escola, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de cursos Técnicos Integrados; ou as notas obtidas nas mesmas disciplinas, mas no 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes. Clique e veja o modelo de declaração.
  • ou Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento. As regras da Avaliação de Desempenho Escolar foram apresentadas numa live no YouTube, no dia 19 de novembro, quando diversas dúvidas foram esclarecidas. O vídeo é referente à 1ª oferta, mas não houve alteração das regras para a 2ª oferta. Assista no canal IFMG Play.

Clique aqui e veja o passo a passo da inscrição para cursos técnicos

Processo Seletivo da graduação

No caso do vestibular dos cursos de graduação, as regras estão descritas no edital nº 06/2021. A seleção é realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 396 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais serão disponibilizadas via SISU. O prazo de inscrições termina no dia 17 de março.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadrarem nos demais grupos de cotas.

As regras do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta estão elencadas em três editais, publicados nesta página. A leitura pelos candidatos é obrigatória. Nesse endereço, é possível se informar também sobre o número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25, mas os pedidos de isenção podem ser feitos até 25 de fevereiro. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Inscrições para cursos técnicos

Inscrições para cursos de graduação

Site do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta

Cursos e vagas - técnico integrado ao Ensino Médio

Cursos e vagas - técnico subsequente

Cursos e vagas - graduação

Editais do Processo Seletivo - 2ª oferta