Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Sabará Participa do Movimento Global Hora do Código

IFMG Campus Sabará Participa do Movimento Global Hora do Código

publicado: 08/12/2016 08h56, última modificação: 08/12/2016 09h01

A Hora do Código é um movimento global, atingindo milhões de estudantes em todo o mundo. Este movimento representa um esforço global para ensinar programação, especialmente às crianças e adolescentes. O evento ocorre todo ano durante a Semana da Educação em Ciência da Computação, e neste ano está sendo realizado entre 5 a 11 de dezembro. Além de ajudar a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade, o ensino de programação proporciona aos alunos uma base importante para serem bem-sucedidos em qualquer carreira do século XXI. O IFMG campus Sabará em parceria com a Escola Estadual Dona Bilu Figueiredo (EEDBF), participaram da Hora do Código por intermédio do projeto de extensão "Ensino de Programação para o Ensino Básico de Sabará", coordenado pelo professor Carlos Alexandre tendo como participantes o professor Renato Miranda, a pedagoga Márcia Basília, os discentes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação: Gustavo Yallen, Pedro Artur e Patrícia Scoralick, além da aluna do curso técnico em Informática Amanda Ramos. Os bolsistas e voluntários do projeto de extensão ministraram as atividades de programação para alunos da EEDBF no dia 06 de dezembro de 2016 no laboratório de informática (Lab. 02) do IFMG-Sabará. Para Gustavo Yallen "foi muito satisfatório ver o quão as crianças estavam interessadas e sedentas por mais desafios na programação". Já para Pedro Artur "este foi um momento muito importante, pois ao conhecer que os algoritmos fazem parte do cotidiano mesmo que inconscientemente como levantar ou fazer um bolo, houve um despertar na atenção dos alunos por meio da tecnologia". Patrícia acredita que "o uso da tecnologia em favor ao desenvolvimento da educação deve ser aplicado desde os anos iniciais, pois além de contribuir para evolução dos alunos se torna um investimento para o futuro da educação, podendo contribuir com muito mais, reforçando o principal objetivo desse programa, que é inserir cada vez mais pessoas no ramo da tecnologia através da programação".