Notícias
IFMG participa do 1º Encontro Nacional do Mais Ciência na Escola, em Brasília
Entre os dias 23 e 26 de março, foi realizado, em Brasília, o 1º Encontro Nacional do Programa Mais Ciência na Escola. O evento reuniu estudantes, professores e representantes de instituições de ensino de diversas regiões do país, com foco na socialização de práticas e no alinhamento das ações desenvolvidas pelo programa.
A programação contou com palestras, painéis de troca de experiências e mesas-redondas, promovendo discussões sobre a implementação dos Laboratórios Maker nas escolas públicas, os desafios enfrentados e os resultados já alcançados. O encontro também possibilitou o contato entre diferentes realidades educacionais, favorecendo a construção de uma visão mais ampla sobre o programa em nível nacional.
Representando o IFMG Campus Sabará, o professor Rodrigo Hiroshi Murofushi participou do evento, acompanhando as atividades e contribuindo com as discussões propostas.
Desde sua criação, em 2024, o Mais Ciência na Escola já viabilizou a implantação de aproximadamente 2.000 laboratórios em todo o país, com investimento de cerca de R$ 200 milhões.
Em Minas Gerais, o programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre o IFMG, o IFNMG e o IF Sul de Minas, que juntos já implantaram mais de 90 Laboratórios Maker em escolas públicas do estado. No município de Sabará, seis escolas foram contempladas com a iniciativa:
-
Escola Municipal Aníbal Machado
-
Escola Municipal Gabriela Leite Araújo
-
Escola Municipal Ordália Ferreira Campos
-
Escola Municipal Professora Rosalina Alves Nogueira
-
Escola Municipal Professora Irene Pinto
-
Escola Municipal Professora Marita Dias
Em Sabará, a iniciativa é coordenada pelos professores do IFMG Rodrigo Hiroshi Murofushi e Carlos Alexandre Silva e o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SEMED).
A participação no encontro nacional contribuiu para o fortalecimento das ações locais, a partir do intercâmbio de experiências e da consolidação de diretrizes para a continuidade do programa nas redes públicas de ensino.
