Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Sabará apresenta Sistema de Informação Gerencial para a Guarda Municipal de Mangaratiba - RJ
conteúdo

Notícias

IFMG Sabará apresenta Sistema de Informação Gerencial para a Guarda Municipal de Mangaratiba - RJ

publicado: 25/09/2020 14h23, última modificação: 25/09/2020 14h25

No dia 24 de setembro de 2020 ocorreu uma reunião virtual entre a Guarda Municipal de Mangaratiba, do estado do Rio de Janeiro e o IFMG campus Sabará. Nesta reunião estavam presentes o senhor Alexandre Jesus, responsável de projetos da Guarda fluminense, o professor Carlos Alexandre, coordenador do projeto do sistema de informação gerencial (SIG) desenvolvido pelo IFMG para a Guarda Municipal de Sabará, e o aluno do curso de Sistemas de Informação, José Luiz do Carmo. Em recente restabelecimento de parceria, o discente José Luiz estará incrementando o SIG da Guarda Municipal de Sabará em atividade do seu trabalho de conclusão de curso, orientado pelo professor Carlos Alexandre e coorientado pelo professor Bruno Nonato. O sistema foi desenvolvido em 2015/2016 pelos ex-alunos do curso de Sistemas de Informação do campus, Rodrigo Brito, Lucas Pereira e Marco Aurélio em um projeto de pesquisa aplicada, sendo o sistema utilizado no município até hoje. 

Na reunião com a Guarda Municipal de Mangaratiba foi apresentado o SIG e iniciado as conversas sobre a possibilidade de parceria para o desenvolvido deste sistema na cidade do estado carioca. O senhor Alexandre Jesus teceu elogios ao SIG utilizado em Sabará, e afirma que "[...] agora, conhecendo o sistema, posso dizer categoricamente, não há nenhum sistema no Rio de Janeiro, como o de vocês,[...] pode até ter do estado, mas para nós, quanto segurança pública municipal, eu não tinha visto nenhum sistema que chegasse próximo ao sistema de vocês". Para o professor Carlos Alexandre, estas parcerias contribuem significamente para o aprimoramento do ensino e da pesquisa no campus, bem como para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, atuando na resolução de problemas de setores estratégicos da sociedade.