Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG-Sabará encerra ciclo do Programa Delfín 2025 com participação em seminário internacional e despedida de intercambistas
conteúdo

Notícias

IFMG-Sabará encerra ciclo do Programa Delfín 2025 com participação em seminário internacional e despedida de intercambistas

publicado: 05/08/2025 13h54, última modificação: 14/08/2025 12h38

Em julho de 2025, o IFMG – Campus Sabará concluiu sua primeira participação no Programa Delfín, iniciativa de intercâmbio acadêmico e científico que conecta estudantes e pesquisadores de diversos países.  

No dia 22 de julho, o campus esteve presente no segundo dia do "Seminário Internacional – Programa Delfín", organizado pela Diretoria de Relações Internacionais do IFMG e pela coordenação do Programa no Brasil, com transmissão ao vivo pela TV IFMG – Campus Bambuí no YouTube (assista aqui). O encontro contou com a participação de estudantes estrangeiros, tanto presentes no Brasil quanto acompanhando de seus países de origem.

Representaram o campus como assessores do Programa: Solange Carli, João Ricardo e Carlos Alexandre. A equipe do professor Carlos também contou com os professores Daniel Conrado (IFMG-Sabará) e Estela Perez (IFMG-Santa Luzia).

Os alunos participantes, todos oriundos do México, foram: Diana e José Luiz (orientandos da professora Solange, que já haviam retornado ao México), Alan (orientando do professor Carlos Alexandre) e José Angel (participação virtual, orientando do professor João Ricardo).

Já no dia 25 de julho, aconteceu a despedida oficial dos intercambistas estrangeiros que estavam em distintos campi do IFMG. Nesta edição, o Brasil, representado pelo IFMG, recebeu mais de 30 intercambistas, e, ao redor do mundo, o Programa Delfín envolveu cerca de 10 mil alunos.

Na solenidade de despedida, realizada na Reitoria do IFMG, estiveram presentes pelo Campus Sabará: o professor Carlos Alexandre e seu orientado Alan, o professor Daniel Conrado (colaborador no projeto do Alan), a diretora do campus Sabrina Santos e a técnica administrativa Glábia Dutra.

A participação do IFMG-Sabará no Programa Delfín marca um passo importante para o fortalecimento da troca de experiências acadêmicas e culturais, aproximando estudantes e servidores de diferentes realidades e contextos.