Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Sabará participa do Lançamento do Programa “Envelhecer nos Territórios”, que contou com a participação da ministra Macaé Evaristo
conteúdo

Notícias

IFMG Sabará participa do Lançamento do Programa “Envelhecer nos Territórios”, que contou com a participação da ministra Macaé Evaristo

publicado: 20/08/2025 09h10, última modificação: 20/08/2025 09h35

IFMG Sabará participou no dia 7 de agosto, no Campus Ponte Nova, do lançamento do Programa “Envelhecer nos Territórios”, com a presença da ministra Macaé Evaristo; do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; o reitor do IFMG, Rafael Bastos e lideranças locais. A iniciativa é do Governo Federal e promove a proteção dos direitos da pessoa idosa em municípios com alta vulnerabilidade social.

Em Minas Gerais, o programa já atende os municípios de Diogo de Vasconcelos, Amparo do Serra, Barra Longa e Santa Cruz do Escalvado.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, ressaltou a importância da atuação articulada entre entre governo federal, instituições de ensino e municípios para garantir os direitos da pessoa idosa. "E cada presença aqui simboliza a união de esforços em torno de uma causa essencial: assegurar o direito de todas as pessoas a envelhecer com dignidade, segurança e cidadania”, destacou a ministra.

Para o reitor Rafael Bastos, o envolvimento no programa reafirma o compromisso com uma educação cidadã e transformadora. " Participar do ‘Envelhecer nos Territórios’ é reafirmar nosso compromisso com a justiça social, a inclusão e o fortalecimento de políticas públicas que promovem dignidade e respeito às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade”, disse ele.

A força do programa está nas vozes da comunidade: idosos como Carmem Castro, de 70 anos, e Terezinha Cardoso, de 95, já sentem o impacto positivo das visitas e do acolhimento. E agentes locais, como Viviana Freitas, mostram que o diálogo e a confiança são essenciais para fortalecer essa rede de cuidado.

A formação dos agentes de direitos humanos da pessoa idosa, com atividades teóricas e práticas, amplia a atuação do IFMG na promoção dos direitos e na construção de políticas públicas integradas. O programa já visitou mais de 3000 idosos nas cidades atendidas e segue avançando para ampliar esse cuidado no campo e na cidade.

Saiba mais: 

Clique Aqui | Ministra Macaé Evaristo lança programa nacional no IFMG e reforça protagonismo da pessoa idosa.