Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Sabará participa do Planeta IFMG 2025 e recebe menções honrosas em diversas categorias
conteúdo

Notícias

IFMG Sabará participa do Planeta IFMG 2025 e recebe menções honrosas em diversas categorias

publicado: 12/11/2025 07h41, última modificação: 27/11/2025 16h58



Nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2025, o Campus Sabará marcou presença no evento Planeta IFMG 2025 promovido pelo IFMG e ocorrido no Campus Ribeirão das Neves. A participação do Campus Sabará reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar, da pesquisa, extensão, ensino e da integração institucional.
Durante a programação, a servidora Glábia Dutra ministrou um curso sobre Reiki, técnica terapêutica de origem japonesa que utiliza a imposição das mãos para canalizar energia vital com o objetivo de promover equilíbrio físico, mental e emocional. A prática estimula o relaxamento, reduz o estresse e fortalece o processo natural de cura do organismo. Essa ação integra as iniciativas do Campus Sabará voltadas à promoção do bem-estar humano e à melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica e do entorno.


No dia 06 de novembro, os projetos desenvolvidos pelo Campus foram apresentados ao público, evidenciando a diversidade e o impacto das ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesse mesmo dia, a pedagoga Márcia Basília ministrou a palestra “Diversidade e Inclusão: quem somos? onde estamos? o que fazemos?”, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel de cada indivíduo na construção de ambientes educacionais mais justos, acolhedores e inclusivos. A abordagem da palestrante convidou os participantes a repensarem atitudes e práticas cotidianas, reforçando a importância da empatia e do respeito às diferenças.


Durante a cerimônia de premiações e menções honrosas, os professores Ricardo Viana e Lucas Maia receberam menções honrosas nas categorias “Pesquisador Impacto” e “Pesquisador Destaque”, respectivamente, em reconhecimento às contribuições significativas de seus trabalhos para o desenvolvimento científico e social. O professor Bruno Lima também foi homenageado na categoria Liderança em Pesquisa pelo trabalho “Dicionário Técnico para o Estudante de Administração“ e o prêmio foi recebido pelas bolsistas do projeto Ana Luiza Baião Rodrigues e Mariana Urias Rosa.


A Diretora Geral do Campus Sabará, professora Sabrina e a Diretora de Administração de Planejamento, Professora Mariella Maia estiveram presente no evento e a Professora Sabrina ressaltou a relevância da iniciativa: “Participar deste encontro é fundamental para fortalecer as ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão, além de incentivar a troca de experiências entre os campi e valorizar o trabalho coletivo que realizamos”, destacou.


O professor Aion Angelu, Coordenador de Pesquisa do Campus Sabará, ao comentar sobre a relevância do evento, destacou que encontros como esse representam um verdadeiro impulso à pesquisa dentro da instituição, pois promovem o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, despertam novas ideias e fortalecem o espírito investigativo entre docentes e discentes. Já o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o servidor Pedro Tafas, também enfatizou a importância do evento para a formação estudantil, ressaltando que experiências como essa aproximam os alunos da prática científica e dos valores institucionais de colaboração e protagonismo.


A presença do Campus Sabará no evento demonstra o empenho da instituição em consolidar práticas inovadoras e humanizadas, que unem conhecimento, cuidado e compromisso com o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade.

registrado em: