Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informações aos estudantes e comunidade sobre a greve

Informações aos estudantes e comunidade sobre a greve

publicado: 05/10/2015 00h00, última modificação: 06/07/2016 16h22

CALENDÁRIO DE RETORNO DA GREVE

Todos os setores do Campus Sabará retomarão suas atividades no dia 06 de outubro de 2015.

Apenas o Registro Acadêmico terá atendimento diferenciado devido à atualização do Sistema.

O atendimento ao público será realizado da seguinte maneira:

Segundas, terças, quartas e sextas no horário de 14h às 22h.

Quintas nos horários de 9h às 12h e de 14h às 22h.

CARTA À COMUNIDADE:

COMANDO DE GREVE LOCAL – IFMG/CAMPUS SABARÁ
 Sabará, 05 de outubro de 2015

Prezada Comunidade Escolar do Campus Sabará,

Informamos que os Técnicos-Administrativos do Campus Sabará retomam o trabalho após movimento de greve que reivindicava melhorias internas de trabalho e conquistas salariais e de estruturação da carreira no Executivo Federal.

A greve foi de âmbito nacional e abrangeu outras instituições além do IFMG, como UFMG, UFVJM e CEFET-MG.

Em âmbito nacional, a categoria, após exaustiva negociação com o governo federal, aceitou uma contraproposta de reajuste salarial (ainda abaixo dos índices de inflação) para os próximos dois anos. No que tange a melhoria do plano de carreira dos Técnico-Administrativos, outra importante demanda da categoria, conseguimos avanços que contribuem para nossa valorização como trabalhadores.

Aproveitamos o período que estivemos em greve para participar ativamente do movimento (fóruns, assembleias, atos, reuniões etc), utilizando todos espaços propostos para debater a melhoria da carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação, mas sobretudo, o próprio modelo de Educação Nacional.

No âmbito do Campus conseguimos ampliar odiálogo com a equipe gestora para avaliar os desafios técnico-pedagógicos vividos na conjuntura atual de infraestrutura; quantitativo de servidores e alunos e as demandas para o futuro crescimento da unidade.

Realizamos Reunião Geral em 12 de agosto com participação do corpo docente, dos técnicos e da equipe gestora na qual discutimos os seguintes pontos:

·         Desafios da construção e planejamento de expansão do novo campus,

·         Viabilidade do vestibular para o ano de 2016,

·         Gestão participativa e melhoria do fluxo de comunicação no campus,

·         Explicitação dos motivos da greve pelos técnicos-administrativos.

Essa reunião geral teve uma contribuição muito importante para gerar uma conversa franca e coletiva que fortaleceu a identidade do Campus, apresentando o tamanho da nossa responsabilidade e contribuindo para uma efetiva gestão participativa;

Apesar das muitas conquistas internas, a greve se estendeu por muito tempo devido aos impasses colocados pelo Governo Federal, com o argumento da crise política e econômica que vivemos. Assim, o governo realizou uma série de manobras políticas que inviabilizavam ou atrasavam as mesas de negociação.

Por meio dessa carta reiteramos que a greve foi justa e muito importante para pensar os processos internos do Campus e abrir horizonte de melhora das condições de trabalho. Assim retomamos nossas atividades profissionais para fortalecer uma educação pública, gratuita e de qualidade para a sociedade brasileira.

Atenciosamente,

Comando de Greve Local/Campus Sabará