Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina com Escritório de Direitos Humanos

Oficina com Escritório de Direitos Humanos

publicado: 28/10/2014 23h00, última modificação: 07/07/2016 17h34

Professores e servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, campus Sabará, participaram de oficina com o Escritório de Direitos Humanos no dia 23 de outubro de 2014. A atividade está alinhada às ações da Semana de Ciência e Tecnologia de 2014, em consonância com as diretrizes e bases da educação nacional, ao lidar com aspectos de Direitos Humanos, diversidade, questões étnico-raciais, dentre outras. Tal ação visa incrementar as temáticas de Direitos Humanos nas disciplinas e cursos oferecidos pelo IFMG, bem como construir ações de Pesquisa e Extensão voltadas para essa temática.

Inicialmente, a Diretora do Escritório de Direitos Humanos - EDH, Elisa Cordeiro, informou que o Escritório é um programa vinculado a Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE. O EDH busca a promoção de direitos humanos, com o objetivo de aproximar o Estado da Comunidade buscando meios para efetivar esses direitos, possuindo frentes de atuação na Educação em Direitos Humanos, dentre elas, a capacitação através de oficinas palestras para entidades públicas, privadas e sociedade civil organizada. Nesse sentido, foi convidada pelo IFMG para promover parceria visando a difusão de conhecimento e desenvolvimento de novas ações e projetos voltados para os Direitos Humanos nas disciplinas e cursos ofertados pelo IFMG.

Depois disso, os participantes assistiram um vídeo sobre Direitos Humanos e puderam dialogar e trocar experiências e construir ações ligadas a essas questões. Nesse momento, os professores puderam ampliar a sua visão, destacar a sua responsabilidade nessa formação, enquanto multiplicadores e formadores de opinião.

Por fim, os professores puderam pensar em novas propostas para incrementar suas disciplinas e incrementar essa discussão em torno dos Direitos Humanos, bem como pensar em ações com os alunos. O Escritório se colocou à disposição para realizar outras atividades em parceria com o IFMG, juntamente com os alunos e ficaram de agendar novos encontros e atividades e o IFMG destacou que será o início de uma valiosa parceria rumo a efetivação dos Direitos Humanos.

Para maiores informações sobre o Escritório de Direitos Humanos acesse o site:  www.social.mg.gov.br
Endereço: Avenida Amazonas , nº 558, 3º andar, sala 2 - Centro
CEP 30180-001 - Belo Horizonte – MG