Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde

Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde

publicado: 24/04/2016 00h00, última modificação: 21/06/2016 12h24

No dia 30 de março de 2016 teve início o Projeto de Extensão do IFMG Campus Sabará “Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde” que tem como objetivo formar profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Sabará (SEMUSA) em instrutores de Práticas Corporais Chinesas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa primeira turma de 12 profissionais da Saúde aprenderá sequência simplificada de 8 posturas de Tai Chi Chuan. Uma tradução possível é Tai Chi = Movimento do Universo e Chuan = Punhos/Luta, a Luta do Movimento do Universo, arte marcial chinesa cujos movimentos circulares e a respiração profunda e lenta proporcionam equilíbrio mental e físico.

Essa ação está em sintonia com o movimento local do Campus "Nós queremos uma Sabará Melhor" e com as Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e da Promoção da Saúde (PNPS), a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais (PEPIC-MG) e com os princípios e características da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Será um Curso de Formação Continuada cujo professor é o Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) do IFMG, José Marcello Salles Giffoni, que é professor de Tai Chi Chuan há 17 anos e coordena o “Projeto Tai Chi Chuan no Parque” no Parque Municipal Américo R. Giannetti em Belo Horizonte desde 2003.

O curso possui 80 horas distribuídas em 20 semanas de aprendizado tanto da teoria quanto da prática do Tai Chi Chuan, contemplando também o conhecimento das Políticas Públicas que orientam a inserção desse tipo de prática no SUS.

Em contrapartida dessa formação, a SEMUSA incluirá os alunos do Ensino Médio Integrado do IFMG Campus Sabará no Programa Saúde na Escola, ofertando ações de cuidado e promoção da saúde.

Para Wanderci Bitencourt, Diretora Geral do Campus Sabará: “Essa iniciativa é mais uma oportunidade de aproximação do campus à realidade da comunidade de Sabará. Com parcerias desta natureza, além de ter mais um canal para aprender mais sobre o município, teremos a realização do programa saúde na escola para nossos estudantes. Adicionalmente, os agentes da secretaria de saúde, terão a oportunidade de se qualificar em Tai Chi Chuan com um profissional do IFMG Campus Sabará. Esperamos que esta seja a primeira parceria de muitas.”

A formação tem previsão de encerramento em Setembro/2016.

Professor e alunos do projeto Práticas corporais chinesas

Foto: José Marcello Salles Giffoni