Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do IFMG – Campus Sabará integra delegação de Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

Professora do IFMG – Campus Sabará integra delegação de Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

A professora Aline Figueiredo integrou a delegação mineira na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, e teve papel de destaque na construção de uma proposta eleita como diretriz nacional para a gestão de resíduos sólidos. Sua atuação reafirma o papel da educação pública na promoção da justiça socioambiental e da participação democrática.
publicado: 14/05/2025 10h04, última modificação: 03/06/2025 10h11

Entre os dias 06 e 09 de maio de 2025, a professora Aline Figueiredo, do IFMG – Campus Sabará, participou da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília/DF, como delegada representante do estado de Minas Gerais.

Sua indicação se deu a partir da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Sabará, sediada no IFMG Campus Sabará no dia 25 de janeiro de 2025, ocasião em que foi eleita para integrar a delegação mineira na etapa nacional do evento.

Com grande satisfação e senso de responsabilidade, a professora Aline integrou uma das mesas de trabalho temáticas, cuja proposta construída coletivamente foi priorizada entre as 10 diretrizes nacionais a serem trabalhadas pelo governo federal no eixo de gestão de resíduos sólidos. A proposta, que reconhece e valoriza o papel dos catadores como agentes centrais na coleta seletiva e na economia circular, representa um avanço significativo na construção de políticas públicas inclusivas e sustentáveis.

A proposta eleita foi:

"Implementar gestão integrada de resíduos sólidos com economia circular, fortalecendo cooperativas e associações de catadores, logística reversa e compostagem. Criar ecopontos, biodigestores e centrais de reciclagem, com catadores remunerados, banir plásticos de uso único e promover embalagens retornáveis. Incentivar inovação em materiais recicláveis, capacitar setores para práticas sustentáveis e garantir fiscalização eficiente."

Após 11 anos desde a última edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente, o Brasil retoma o protagonismo da participação popular na formulação de políticas públicas, reafirmando o compromisso com a democracia, a justiça socioambiental e o bem-estar coletivo. A atuação da professora Aline Figueiredo representa não apenas o IFMG e o município de Sabará, mas também o engajamento ativo da educação pública na construção de um país mais justo, sustentável e participativo.

registrado em: