Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto XIF! Xadrez no IF na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022

Projeto XIF! Xadrez no IF na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022

publicado: 21/11/2022 11h28, última modificação: 21/11/2022 11h28

No dia 05 de novembro o Projeto XIF! Xadrez no IF realizou três eventos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Sabará. Uma Roda de Conversa sobre Xadrez Escolar com as professoras Kenya Silva (EM Profa. Rosalina Alves Nogueira) e Eliane Mayer (EM Gabriela Leite). Junto com José Marcello, Coordenador do XIF!, do Prof. Aion Angelu e dos estudantes foi feita uma prosa rica sobre os desafios e encantamentos de trabalhar com Xadrez nas escolas. Foi realizado também dois torneios simultâneos: um para Iniciantes (22 participantes) e outro Absoluto (12 participantes).

A Classificação dos Torneios ficou assim...

Iniciante
1º Davi Henrique Neves da Silva - EM Profa. Rosalina Alves Nogueira
2º Lucas Vinícius da Silva - EM Profa. Rosalina Alves Nogueira
3º Victor Hugo Duarte - 2º ano Técnico Integrado em Informática - IFMG/Sabará
4º Maria Clara Rocha - EM Profa. Rosalina Alves Nogueira
5º Kauã Vinicius Silva - EM Gabriela Leite

Absoluto
1º Lucas Santos - 2º período de Engenharia de Controle e Automação - IFMG/Sabará
2º Ana Luiza Afonso Armond - 3º ano Técnico Integrado em Administração - IFMG/Sabará
3º Mateus Gonçalves de Souza - 2º ano Técnico Integrado em Informática - IFMG/Sabará
4º David Simões Rodrigues - 6º período de Engenharia de Controle e Automação - IFMG/Sabará
5º Raphael Abade Rodrigues - 3º ano Técnico Integrado em Informática - IFMG/Sabará

Premiação
Os troféus dos torneios foram desenvolvidos pelos estudantes: Lucas Rodrigues Coutinho dos Santos, Lauro Cesar Cota e Hebert Emmanuel Rocha Peluso. Todos do Curso de Engenharia de Controle e Automação e feito em impressora 3D com apoio do Diretor Geral, Daniel Rocha.

Um dos objetivos do XIF! é ampliar a parceria com as escolas municipais para oferecer oficinas de aprendizado do Xadrez e criar um grupo de estudo sobre Xadrez Escolar com professores do IFMG e da Rede Municipal de Sabará.