Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de Experiências de Projetos de Extensão entre os campi Sabará e Ouro Branco

Em 07 de abril de 2017 professores e estudantes do projeto de extensão "Ensino de Programação para o Ensino Básico de Sabará", visitaram o campus Ouro Branco para compartilharem experiências de projetos relacionados ao ensino de programação na educação básica em escolas públicas e ampliar as conversas sobre parcerias no desenvolvimento de pesquisa e extensão entre os campi.
publicado: 19/04/2017 11h12, última modificação: 19/04/2017 23h14
Exibir carrossel de imagens Foto: Comunicação IFMG Ouro Branco Visita Técnica Projeto de Extensão Campus Sabará em Ouro Branco. 07/04/2017

Visita Técnica Projeto de Extensão Campus Sabará em Ouro Branco. 07/04/2017

Estiveram presentes neste encontro em Ouro Branco o coordenador do projeto PIBID - Computação do campus Ouro Branco, professor Carlos Eduardo Paulino Silva, acompanhado de seus alunos participantes do projeto; o coordenador do projeto de extensão sobre ensino de programação do campus Sabará, professor Carlos Alexandre Silva, acompanhado dos integrantes do projeto: professor Renato Miranda Filho, e os alunos do curso de BSI Pedro Artur e Gustavo Yallen.

O projeto de Sabará, ainda conta com pedagoga Márcia Basília de Araújo, e as estudantes Amanda Ramos do curso técnico integrado em Informática e Patrícia Scoralick do curso de BSI.

Para o professor Carlos Alexandre "essa troca de experiência entre campi é essencial para fortalecer o IFMG como um todo, especialmente entre as áreas comuns. Estas parcerias ampliam a abrangência de nossos projetos de pesquisa e extensão, possibilitando a participação em editais de grande aporte financeiro, o que pode contribuir para o aperfeiçoamento do desenvolvimento dos mesmos."

Com o desenvolvimento deste projeto, o professor Renato ressalta que "almejamos contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos envolvidos, habilidade que é multidisciplinar. Além disso, esperamos despertar o interesse dos alunos para a área de informática, especialmente para a possibilidade de continuação dos estudos nos cursos ofertados pelo Campus: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Bacharelado em Sistemas de Informação."

Para o discente Pedro Artur, integrante do projeto de Sabará, "a visita a Ouro Branco foi de experiência única. É muito interessante o contato interinstitucional. Com a troca de experiências, geram-se novas ideias. Os alunos de Licenciatura em Computação nos mostraram o quão gratificante é o retorno do ensino de programação no Ensino Básico, além dos resultados surpreendentes. É neste momento que se aplica na prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e que através da computação desplugada, nem sempre é necessário o computador para ensinar programação".

Gustavo Yallen, também bolsista do projeto, disse "a visita ao Campus de Ouro Branco me deixa esperançoso quanto ao que podemos alcançar com o projeto, muito satisfatório saber que investir em mentes criativas desde cedo possa ajudar a transformar o mundo como conhecemos hoje! Os componentes do projeto do PIBID nos deram uma lição de como grandes potenciais criativos podem vir de lugares que não esperamos."