Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação Física: Compartilhando o privilégio de conviver e aprender com as diferenças

publicado: 25/04/2016 03h38, última modificação: 20/06/2016 15h27
Exibir carrossel de imagens Montagem de fotos dos alunos na aula de Educação Física: Compartilhando o privilégio de conviver e aprender com as diferenças

O 1º trimestre da disciplina Educação Física no IFMG Campus Sabará fechou com chave de ouro! O projeto de integração em parceria com a APAE Sabará tem nos proporcionado oportunidades de aprendizados para além dos conteúdos e avaliações próprias de uma área de conhecimento.

Aprendemos sobre inclusão, pessoas com deficiência, respeito às diferenças e principalmente, exercitamos nosso olhar sobre as potencialidades em contraponto as deficiências.

A convivência com os alunos e equipe da APAE Sabará, para nós do IFMG tem sido muito significativa e por vezes emocionante. O depoimento de um de nossos alunos reafirma nossa crença na função social da escola, que a cada dia está mais desafiada pelo seu contexto, a ser mais integrada, mais significativa e transformadora das realidades onde está inserida.

[...] “este trabalho com as pessoas com deficiências intelectuais é realmente mais do especial, pois eles nos mostram como devemos sempre sorrir para a vida. E, além disso, a atividade física está muito presente na vida deles, auxiliando em seu desenvolvimento, em sua saúde, bem-estar, ou seja, tornando-os pessoas melhores para elas mesmas e mais felizes”. (Milton Rodrigues Santos Júnior, 2º Ano A – Maio de 2016).

E nosso projeto de integração “Convivendo com a diferença” é de continuidade. A ideia dialogada e construída durante as aulas é a de compartilharmos com os alunos da APAE, ao final de cada trimestre, nossas experiências e aprendizados. As práticas da cultura corporal de movimento (jogos, esportes, lutas, danças, brincadeiras, ginásticas, entre outros) trabalhadas no trimestre serão transformadas em oficinas, produzidas e realizadas coletivamente e como atividade avaliativa para nossos alunos, a exemplo do que aconteceu no encerramento deste 1º trimestre onde realizamos circuitos de atividades recreativas objetivando o desenvolvimento de capacidades físicas relacionadas à saúde.  Toda essa experiência e aprendizados foram registrados a partir do planejamento do circuito pelos grupos e turmas, textos sínteses e imagens produzidas por nossos alunos. Elas dizem mais que mil palavras..

Fonte e Fotos: Maria Aparecida Dias Venâncio – Professora Educação Física – IFMG Sabará - Maio/2016