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Regulamento

por mariana.schuchter publicado 22/04/2016 01h30, última modificação 09/08/2022 20h57

📚  REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Biblioteca Padre Lambert Noben do IFMG - Campus Conselheiro Lafaiete iniciou suas atividades em maio de 2016. Seu objetivo é proporcionar à sua comunidade interna e externa o acesso a informações por meio de materiais bibliográficos físicos e virtuais.

Com relação ao ensino, à pesquisa e extensão, cabe à biblioteca oferecer suporte informacional com o intuito de contribuir para a produção e evolução do conhecimento.

A biblioteca disponibiliza aos seus usuários os serviços de empréstimo, reservas, renovação, acesso às bibliotecas virtuais e consulta local e on-line ao acervo.

✅ REGRAS GERAIS

  • Não é permitido comer, beber nas dependências da biblioteca;
  • Todos os livros consultados deverão ser deixados sobre as mesas e NÃO DEVEM ser recolocados nas estantes pelos usuários;
  • Não é permitido o uso de telefone celular e aparelhos sonoros durante a permanência na biblioteca;
  • Falar baixo e evitar barulhos desfavoráveis ao ambiente de leitura e pesquisa;
  • Manter a ordem e a limpeza e não rabiscar as mesas de estudo.

✅ DOS USUÁRIOS

Poderão ter acesso ao empréstimo domiciliar os alunos regularmente matriculados, professores, técnicos administrativos e terceirizados lotados no IFMG – Campus Conselheiro Lafaiete. 

A comunidade externa poderá utilizar o espaço da biblioteca para estudo e consulta local ao acervo, não sendo permitido o acesso aos serviços de circulação de materiais.

Para efetuar o cadastro na biblioteca para realização de empréstimos os usuários deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, carteira de estudante ou carteira funcional juntamente com o número de CPF.

✅ DO EMPRÉSTIMO

O prazo de empréstimo para alunos, técnicos administrativos e terceirizados são 7 (sete) dias corridos e para professores são 14 (quatorze) dias, podendo ser renovado por até 5 vezes consecutivas, caso a obra não esteja em reserva e o usuário não esteja atrasado ou com pendências na biblioteca. As obras de referência e consulta local serão emprestadas por um período de 4 (quatro) horas.

Os alunos, técnicos administrativos e terceirizados poderão retirar para empréstimo domiciliar até 5 (cinco) materiais bibliográficos; os professores poderão pegar 7 (sete), sendo permitido somente 1 (um) exemplar por título.

⚠️ ATENÇÃO: No ato do empréstimo, o usuário deverá verificar as condições de uso da obra e, caso não esteja boa, ele deverá fazer as observações dos danos existentes.

🙋‍♂️🙋 O usuário é diretamente responsável pelos materiais que retirar da biblioteca por empréstimo, devendo indenizá-la pela perda e eventuais danos causados aos mesmos.

✅ DA RENOVAÇÃO

A renovação poderá ser realizada por meio do acesso ao  "Meu Pergamum" ou no balcão de atendimento da biblioteca onde foi realizado o empréstimo, mediante a apresentação do material bibliográfico.

O limite de renovações via Internet ou no balção de empréstimo é de até 5 (cinco) vezes.

📚 Tutorial para RENOVAÇÂO de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

📲 Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI 

✅ DA DEVOLUÇÃO E SUSPENSÃO

A devolução das obras deverá ocorrer até a data prevista registrada pelo sistema. Para a devolução de obras em empréstimo especial, deverá ser considerada a hora informada no ato do empréstimo.

⚠️ ATENÇÃO: Os livros devem ser devolvidos na BIBLIOTECA. Nos dias em que a biblioteca estiver fechada, os livros poderão ser entregues na SECRETARIA, em mãos dos atendentes. O atraso na devolução do material retirado por empréstimo implicará na SUSPENSÃO automática do usuário, (gerada pelo Sistema Pergamum), pelo dobro do número de dias em atraso.

O usuário com situação irregular na biblioteca terá acesso limitado aos serviços, não podendo efetuar novos empréstimos, renovações e reservas de obras.

A suspensão poderá ser abonada mediante apresentação de atestado médico ou documentação legal comprobatória que justifique a impossibilidade de devolução no prazo, mas somente durante o período informado no documento.

✅ DA RESERVA

São regras para a reserva de materiais:

  • A reserva é realizada por meio do acesso ao  "Meu Pergamum";
  • É permitida apenas a reserva de materiais que NÃO se encontram disponíveis no acervo da biblioteca;
  • É permitido ao usuário realizar a reserva de materiais apenas da biblioteca do campus ao qual está vinculado;
  • O usuário ficará impedido de reservar materiais que se encontram emprestados em seu nome;
  • O usuário que estiver cumprindo afastamento ou com materiais em atraso, não poderá fazer reservas;
  • A reserva ficará disponível por 24 horas, a partir do momento da devolução do material;
  • Caso o usuário não realize o empréstimo dentro das 24 horas, a reserva será cancelada automaticamente pelo sistema e direcionada ao próximo usuário da fila.

 ⚠️ ATENÇÃO: é responsabilidade do usuário conferir a liberação da reserva na biblioteca ou por meio do acesso ao  "Meu Pergamum". A biblioteca não se responsabiliza pelo cancelamento automático das reservas NÃO retiradas no prazo.

📚 Tutorial para RESERVA de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

📲 Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI 

✅ DO NADA CONSTA

A Declaração de Nada Consta é obrigatória a todos os usuários para as seguintes finalidades:

  • Cancelamento de matrícula;
  • Trancamento de matrícula;
  • Colação de grau;
  • Mudança de curso no âmbito do IFMG;
  • Encerramento de contrato de trabalho para professores substitutos ou visitantes e demais colaboradores;
  • Vacância, Remoção, Redistribuição, Exoneração e Aposentadoria de servidores.

A Declaração de Nada Consta poderá ser emitida através do "Meu Pergamum" pelo próprio usuário, solicitada presencialmente na Biblioteca ou via email: biblioteca.lafaiete@ifmg.edu.br

A Declaração de Nada Consta é emitida após a devolução de todos os materiais emprestados no Sistema Pergamum, devolução dos livros didáticos ou da reposição de materiais danificados, extraviados ou perdidos.

📄 Tutorial para emissão da Declaração de Nada Consta no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

📲 Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI 

✅ REPOSIÇÕES DE MATERIAIS

⚠️ ATENÇÃO: Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, o usuário deverá realizar a reposição do material, substituindo-o por:

  • outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior);
  • obra similar (em caso de obra esgotada) definida conforme política da biblioteca.

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo bibliotecário com auxílio da Diretoria do Instituto Federal - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete.

🤔 Para mais informações consulte a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 9 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020

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