Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Combate à Covid-19: IFMG-CL doa 545 litros de álcool 70% para o município de Conselheiro Lafaiete
conteúdo

Notícias

Combate à Covid-19: IFMG-CL doa 545 litros de álcool 70% para o município de Conselheiro Lafaiete

publicado: 27/04/2020 11h14, última modificação: 27/04/2020 11h16

Na data de hoje o IFMG Campus Avançado Conselheiro Lafaiete promoveu a doação de 545 litros de álcool 70% para a Secretaria de Saúde do Município de Conselheiro Lafaiete. Esse material será destinado aos hospitais e aos postos de saúde do município. A produção do álcool é resultado do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19". O projeto é parte das ações desenvolvidas pelo IFMG no combate ao avanço do coronavírus.

O álcool foi produzido em parceria com a empresa de cosméticos Mutari, localizada na capital mineira, por meio de acordo de colaboração mútua, sem transferência de recursos financeiros. O IFMG se encarregou da aquisição dos insumos necessários e das embalagens e a Mutari assumiu a responsabilidade técnica de fabricação do produto.

Houve a tentativa da fabricação do álcool em gel devido a sua vantagem em termos de segurança com relação ao risco de incêndios, no entanto, a falta do Carbopol 940 no mercado, um dos ingredientes necessários para fabricação do álcool em gel, inviabilizou o projeto. Mas, para ajudar as cidades onde há unidades do IFMG, optou-se pela entrega imediata do álcool 70% que possui função antisséptica e desinfetante ideal no combate ao novo coronavírus.

Segundo o Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, foi enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação um plano de trabalho para produzir mais 21.000 litros de álcool 70%, e que poderá ser ampliada caso novas parcerias sejam firmadas.

De acordo com o diretor geral do Campus Avançado Conselheiro Lafaiete, Rodrigo de Andrade Reis, o Instituto Federal de Minas Gerais tem atuado de forma efetiva na prevenção do coronavírus e na proteção dos profissionais de saúde. “O IFMG tem realizado parcerias e convênios para contribuir da melhor maneira possível com a sociedade em que está inserido, buscando iniciativas que possam resolver problemas através do desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação”.

Segundo o diretor, o IFMG tem expectativa de produção de mais itens de prevenção ao novo Coronavírus: “Há ainda a expectativa de mais doações de álcool 70% para o município de Conselheiro Lafaiete, além de protetores faciais que serão destinados aos profissionais de saúde. Tudo depende das parcerias e da capacidade de produção. Estamos muito felizes em ajudar e dar o retorno da confiança que a sociedade lafaietense deposita no IFMG” completou Rodrigo.