Você está aqui: Página Inicial > ENSINO E APOIO AO ESTUDANTE > Certificação via Encceja
conteúdo

Certificação via Encceja

por Fernando Cintra publicado 08/04/2019 14h37, última modificação 04/08/2023 15h19

 

Se você indicou o Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) como instituição certificadora em sua inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), a partir de 2017, e obteve as notas mínimas exigidas para a aprovação, você poderá solicitar seu certificado de conclusão do Ensino Médio ou sua declaração parcial de proficiência com base nos resultados do exame.

 

Saiba como solicitar seu certificado ou declaração parcial com base nos resultados do Encceja pelo IFMG

Para solicitar seu documento, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o endereço eletrônico https://suap.ifmg.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/.
  2. Preencha os seus dados (CPF, endereço de e-mail válido e confirmação do endereço de e-mail digitado no campo anterior). Marque a opção “I’m not a robot” e depois clique no botão “Salvar”.
  3. Em poucos minutos, você receberá um e-mail no endereço que você informou, confirmando a sua solicitação e um outro e-mail quando o seu certificado ou sua declaração parcial estiver disponível para impressão.

Você também poderá consultar o andamento da sua solicitação. Para isso, acesse o endereço eletrônico https://suap.ifmg.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/, clique em “Consultar Solicitação” e preencha as informações solicitadas.

Confira os certificados disponíveis para retirada no IFMG Campus Ouro Branco (Atualização em Fevereiro/2022)

Contato da Secretaria Acadêmica do IFMG Campus Ouro Branco: 

Outras informações sobre a certificação do Encceja pelo IFMG podem ser obtidas no site do IFMG (clique AQUI).

ATENÇÃO:  Em caso de problemas de acesso ao sistema ENCCEJA, o candidato deverá entrar em contato diretamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituição responsável pelo exame. Acesse: ✍ Autenticação de Resultado via INEP

 

Informações importantes

  • O IFMG é uma instituição parceira para a certificação dos candidatos após a divulgação das notas pelo INEP. Portanto, o IFMG não é responsável pela organização ou realização dos exames, nem dos resultados das provas.
  • O sistema está preparado para atender participantes que tenham indicado o IFMG como instituição certificadora. Antes de entrar em contato, o interessado deve verificar, no Boletim de Resultados, se indicou algum dos campi do IFMG no ato de sua inscrição. Caso você tenha indicado outro Instituto Federal ou a Secretaria de Estado de Educação na sua inscrição, procure a respectiva instituição para saber como obter seu certificado ou sua declaração parcial de proficiência.
  • O sistema só emite certificados de conclusão do ensino médio e declarações parciais de proficiência com base nos resultados do Encceja Nacional a partir de 2017. Caso você queira aproveitar notas do Enem entre 2009 e 2016 para obter seu certificado, você deverá entrar em contato com as unidades certificadoras do IFMG para se informar como proceder. A lista das unidades certificadoras pode ser consultada AQUI.

Sobre o Encceja 

  • O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é realizada por meio de instituições parceiras como as Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
  • O IFMG tornou-se uma Instituição certificadora do ensino médio via Encceja em 2017. Vale ressaltar que o IFMG não se responsabiliza pela aplicação do Exame e nem pela divulgação dos resultados. Cabe ao IFMG a emissão dos documentos (certificado ou declaração de proficiência) a partir dos resultados obtidos pelos participantes.
  • Para fazer a inscrição no Encceja, os interessados devem ficar atentos às datas e demais informações divulgadas pelo INEP. Os candidatos que querem aproveitar as notas do Encceja para obter a certificação de ensino médio ou a declaração de proficiência em uma das quatro áreas de conhecimento devem indicar um dos campi do IFMG certificadores no ato de inscrição no Exame. Ao solicitar a certificação ou a emissão de declaração de proficiência em um de nossos campi certificadores, os participantes devem observar os requisitos mínimos de pontuação estabelecidos pelo edital publicado pelo INEP e a documentação exigida pelo campus certificador. 

Mais informações sobre o Encceja podem ser obtidas no site do INEP.