Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anuário de Extensão do IFMG chega à 5ª edição

Anuário de Extensão do IFMG chega à 5ª edição

Publicação retrata 40 projetos de Extensão em oito diferentes áreas. Mais de 1.800 pessoas estiveram envolvidas na realização das ações, entre bolsistas e voluntários.
publicado: 17/03/2023 16h59, última modificação: 17/03/2023 16h59

Está disponível a 5ª edição do Anuário de Extensão do IFMG, publicação anual que traz um apanhado dos projetos realizados pela instituição nas comunidades em que atua. Esta edição reúne 40 projetos que envolveram estudantes, servidores e público externo à instituição nos 18 campi.

Entre projetos, cursos e eventos, o IFMG totalizou, no ano de referência, 732 ações de extensão, que envolveram 587 bolsistas e mais de 1.200 voluntários.

Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça são as grandes áreas nas quais os projetos estão distribuídos. Entre as iniciativas, há desde projetos que ampliam o acesso a ações de ensino,  passando por propostas relacionadas a saúde e esportes. Também não faltam ações para garantir o acesso de pessoas em situação de risco e de grupos minoritários a serviços que ampliem sua dignidade e sua visibilidade.

Conforme destaca o reitor, Kléber Glória, os trabalhos descritos na obra "mostram a atenção que temos no IFMG para com temas que voltaram a ter o merecido protagonismo: o respeito aos povos originários, às mulheres, à comunidade LGBTQIAP+ e à população negra". O anuário inclui ainda uma entrevista com as estudantes do IFMG que participaram do programa "Jovens Embaixadores", nos Estados Unidos, e uma série de depoimentos de participantes atestam a qualidade e a importância das ações de Extensão.

Consolidação

Para o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Jr., o crescente envolvimento da comunidade aponta a consolidação das ações e programas extensionistas dos últimos anos. As atividades referem-se ao ano de 2021 e ainda refletem o momento pandêmico, com limitação de iniciativas presenciais e soluções que possibilitaram a interação on-line.

Lívia Azzi, servidora que integra o comitê editorial desde o primeiro volume, destaca a relevância da publicação para o registro e divulgação das ações do IFMG junto à comunidade. "É com muita alegria que chegamos ao quinto volume impresso e on-line do Anuário de Extensão do IFMG. Trata-se de um trabalho coletivo que, além de publicizar a atuação dialógica do IFMG nos diferentes campi com o seu entorno, funciona como portifólio de apresentação da nossa instituição", avalia.

Clique aqui e confira o Anuário de Extensão do IFMG - Nº 5

Confira as edições anteriores dos Anuários de Extensão do IFMG.