Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves promove I Seminário Educação e Diferença

Campus Ribeirão das Neves promove I Seminário Educação e Diferença

Seminário foi realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do Campus Ribeirão das Neves, na última sexta-feira, dia 14/10.
por Gabriela Nunes publicado: 24/10/2016 08h33, última modificação: 24/10/2016 08h33

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) - campus Ribeirão das Neves - realizou, na última sexta-feira, dia 14/10, o I Seminário Educação e Diferença.

Em consonância com o lema dos movimentos das pessoas com deficiência “nada sobre nós sem nós”, convidamos o professor surdo Alexandre Bet da Rosa Cardoso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para nos falar sobre os desafios atuais na educação bilíngue para surdos; e o escritor e estudante Victor Mendonça, autista, para compartilhar dicas para o dia a dia na educação do autista.

Victor compartilhou conosco um pouco de sua história de vida na educação inclusiva, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, e falou da importância de o professor escutar o seu aluno para conseguir atender às suas necessidades educacionais específicas: “Autistas e pessoas que têm Síndrome de Asperger não são todas iguais, existem graus diferentes de autismo que se manifestam em cada pessoa de diferentes formas. Uns têm maior irritabilidade ao toque; outros têm aversão a determinadas cores, ruídos; enquanto outros têm maior seletividade alimentar”. Victor destaca que as principais características do autista são a dificuldade de interação social e a hipersensibilidade sensorial. Para ele, algo que gera muito sofrimento às pessoas que têm essa síndrome é o esforço e o desgaste para tentar atender às expectativas do outro, para se aceitar e ser aceito pelo outro.

Além de dois livros publicados (“Outro olhar: reflexões de um autista”, que, em 2015, teve a sua quinta reimpressão, e o recém lançado “Danielle, Asperger”, publicado em  setembro de 2016), Victor mantém, no You Tube, o canal ‘Mundo Asperger’, em que fala sobre o universo autista e interage com os internautas, ao lado da mãe, a jornalista Selma Sueli Silva, que nos deu a honra de sua presença e participação no evento. O estudante de 19 anos cursa jornalismo pelo Centro Universitário UniBH e mantém, ainda, a coluna semanal ‘Mundo Asperger’, na Web rádio UniBH, e atua como colunista e repórter da Revista “Estrada da Serra”. Além disso, ministra palestras para compartilhar o universo autista com famílias, outros autistas, educadores e profissionais da área.

Alexandre, mestre em Estudos da Tradução pela UFSC e licenciado em Letras/Libras pela mesma universidade, é professor do Curso de Letras/Libras, na modalidade a distância, da UFSC com polo no IFMG Ribeirão das Neves.  É co-pesquisador e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Vídeo Registros em Libras (VR-Libras).

Alexandre destacou a importância do movimento e das associações de surdos na luta pela qualidade da educação dessa parcela da população. Argumentou sobre a necessidade da valorização da Libras como primeira língua e língua de instrução dos surdos para uma educação de qualidade. Compartilhou algumas experiências pessoais, desde a educação com foco oralista até a educação mediada pela Libras, e compartilhou algumas experiências bilíngues do estado de Santa Catarina, com destaque para o IFSC Palhoça Bilíngue.

A acessibilidade em Libras foi mediada pelos servidores Débora Goulart (Campus Ribeirão das Neves), Gilberth Santos (Reitoria) e Jefferson Botelho (Campus Betim).

Tivemos um público de mais de cem pessoas, contendo trabalhadores e alunos de diversas instituições: IFMG, Prefeituras de Ribeirão das Neves, Contagem, Betim e Belo Horizonte, UFSC, UFMG, UFLA, UNIPAC, FUPAC, UNI-BH,  SEE - Ouro Preto, SEE - BH, CAS,  UNIVERSO, UNOPAR, FUMEC, COTEMIG, FIAT, dentre outros.

Arrecadamos fraldas geriátricas, caixas de leite e mucilon, que serão doados para um morador de Ribeirão das Neves, que foi diagnosticado com um raro tumor no cérebro e que está passando dificuldades para adquirir esses itens.

Agradecemos a todos os presentes e esperamos encontrá-los em nossos próximos eventos!