Você está aqui: Página Inicial > Ingresso > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 00h57, última modificação 05/07/2018 16h07

Acesse as informações completas do Vestibular IFMG no link abaixo:

https://www2.ifmg.edu.br/portal/processo-seletivo 

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES


Qual a diferença entre os cursos de: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?
Resposta:

Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de Bacharel.

Licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de Licenciado.

Tecnológico: curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de Tecnólogo.

 

Qual a diferença entre técnico integrado e técnico subsequente?
Resposta: O curso técnico integrado ao Ensino Médio possibilita, numa única matrícula, reunir os conhecimentos do Ensino Médio às competências da educação profissional. Ao concluir esse curso, o aluno receberá certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma do curso técnico. O requisito básico exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.
O curso técnico subsequente é destinado a alunos que possuam o Ensino Médio completo ou requisito básico exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

 

O IFMG possui cotas?
Resposta: Sim. Essa é uma resolução definida em lei. De acordo com a Lei 12711, de 29 de agosto de 2012, as Universidades Públicas Federais devem assegurar que 50% das vagas da graduação sejam destinados à alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola públicas.

O percentual de vagas reservadas para alunos de escolas públicas é dividido em oito modalidades. Estas distinguem os alunos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e candidatos deficientes. Para saber mais sobre as vagas reservadas, leia o item 4.4 do Edital Nº 91, de 15 de setembro de 2017 ou acesse o Guia do Processo Seletivo. Independentemente da modalidade, só poderão se inscrever na modalidade de reserva de vagas alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública.

 

Qual o valor da mensalidade para os estudantes do IFMG?
Resposta: O IFMG é uma instituição pública de ensino, e o estudante não paga mensalidade e nem a matrícula, pois todos os cursos são gratuitos.

 

Quais as formas de ingresso nos cursos do IFMG?
Resposta: Dependendo da modalidade, o ingresso em cursos ofertados pelo IFMG ocorre:

a) Pelo uso de Notas do Enem (graduação);

b) Por meio do Sisu (graduação);

c) Pela realização de provas escritas (técnico integrado e técnico subsequente).

 

O Ingresso para o Processo Seletivo do IFMG para Cursos Superiores e Técnico Subsequente será feito por vestibular?
Resposta: Não, agora o ingresso para cursos superiores será feito pelo Sisu (50% das vagas) e pela maior nota do Enem (50% das vagas) do período de 2015 a 2017. As regras para ingresso via Sisu são tratadas em edital específico, publicado no sítio do IFMG (www.ifmg.edu.br). As regras para o ingresso pelo Enem têm o objetivo de selecionar candidatos inscritos no processo e classificá-los por nota, para a matrícula e o ingresso de novos alunos. No caso dos cursos técnicos subsequentes, bem como para os técnicos integrados, no primeiro semestre de 2018, o ingresso se dará por prova.

 

 

Qual o período de inscrição?

Resposta: O período de inscrição para participar do processo de ingresso varia. O candidato deverá ficar atento ao site do IFMG para não perder os prazos estabelecidos em Edital. Após o fechamento do edital não é possível a realização de nenhuma alteração ou correção de dados da inscrição.

 

Posso me inscrever em mais de um curso e campus?
Resposta: Não.

 

Quando tento realizar minha inscrição, aparece uma mensagem informando que meu CPF já está cadastrado, o que devo fazer?
Resposta: CPF cadastrado significa que seus dados já estão inseridos em nosso sistema e não será necessário se cadastrar novamente. Para enviarmos uma nova senha de acesso será necessário enviar para o email ingresso@ifmg.edu.br os seguintes dados:

NOME COMPLETO, CPF, DATA DE NASCIMENTO, E-MAIL VÁLIDO, TELEFONE:

Após este envio, estaremos retornando com uma nova senha de acesso em um prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

 

Como posso alterar a minha senha de acesso?
Resposta: Para alteração de senha de acesso será necessário enviar para o email ingresso@ifmg.edu.br os seguintes dados:

NOME COMPLETO, CPF, DATA DE NASCIMENTO, E-MAIL VÁLIDO, TELEFONE:

Em até 5 dias úteis o IFMG enviará nova senha de acesso.

 

Não estou conseguindo realizar minha inscrição. O que devo fazer?

Resposta: Caso não consiga realizar sua inscrição, favor entrar em contato com o IFMG pelo e-mail ingresso@ifmg.edu.br, se for ouvinte, e pelo e-mail libras@ifmg.edu.br, se for surdo.

 

Alguns dados preenchidos no meu cadastro estão incorretos, como posso corrigi-los?
Resposta: Para alteração de dados na inscrição será necessário enviar para o email ingresso@ifmg.edu.br os seguintes dados:

NOME COMPLETO, DATA DE NASCIMENTO, CPF, Nº DE INSCRIÇÃO, CURSO e CAMPUS inscrito, e qual alteração deseja realizar em seu cadastro.

Obs.: A data limite para alterações é o ultimo dia de inscrição do Processo Seletivo, após este período não é possível a realização de nenhuma alteração ou correção de dados da inscrição.

 

Não estou conseguindo imprimir o comprovante definitivo de inscrição. O que devo fazer?
Resposta: Caso não consiga imprimir o comprovante definitivo de inscrição, favor entrar em contato com o IFMG pelo e-mail ingresso@ifmg.edu.br, se for ouvinte, e pelo e-mail libras@ifmg.edu.br, se for surdo.

 

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até que dia?
Resposta: O último dia para o pagamento da inscrição é o próximo dia útil após o fechamento do período de inscrições. A inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo banco.

 

Existe devolução do valor da taxa de inscrição?
Resposta: Não. O valor da taxa de inscrição não poderá ser devolvido, mesmo tendo sido feito mais de um pagamento. A devolução somente poderá ser feita se houver o cancelamento ou anulação do Processo de Ingresso, por decisão do IFMG sozinho.

 

Não consigo imprimir o boleto para pagamento, o que devo fazer?
Resposta: Caso não consiga imprimir o boleto para pagamento, favor entrar em contato com o IFMG pelo e-mail ingresso@ifmg.edu.br, se for ouvinte, e pelo e-mail libras@ifmg.edu.br, se for surdo.

 

Para concorrer aos cursos do IFMG é necessário obter alguma pontuação mínima nas provas?
Resposta: Sim, para concorrer aos cursos do IFMG, o candidato não pode ter obtido nota zero em nenhuma das provas, inclusive a redação.

 

Não fiz o último ENEM. Posso participar do processo seletivo?
Resposta: Você pode participar do processo seletivo desde que tenha participado de pelo menos uma das três últimas edições do ENEM, sem zerar nenhuma das provas.

 

Notas obtidas no Enem na condição de TREINEIRO podem ser usadas para ingresso no IFMG?
Resposta: Não. O edital do Enem proíbe o uso de notas de treineiros para processos de seleção e ingresso em cursos regulares.

 

Quando será divulgado o Resultado Final?
Resposta: O Resultado Final do processo de ingresso em cursos de graduação pelo aproveitamento de notas do Enem será divulgado após a divulgação do resultado do Enem pelo MEC. O Resultado Final das inscrições para ingresso pelo SISU obedece calendário do MEC. Para os cursos integrados e subsequentes, a data de divulgação de resultados ocorrerá conforme cronograma estabelecido em Edital.

 

Fiz minha inscrição para vagas reservadas, contudo eu fui chamado para a modalidade de ampla concorrência. Qual documentação deverá ser apresentada no ato da matrícula?
Resposta: No ato da matrícula, o candidato que for convocado para ocupar uma vaga da ampla concorrência por mérito, independentemente de ter optado pela reserva de vagas, deverá apresentar somente a documentação exigida para a vaga de ampla concorrência.

 

É necessário realizar a matrícula, o registro ou apresentar a documentação presencialmente, mesmo em caso de candidatos que residem em cidade diferente daquela em que o campus se localiza?
Resposta: Sim. Caso o candidato não compareça para efetivar o procedimento presencial, obrigatório do registro acadêmico e matrícula ou não apresentar toda a documentação prevista neste Edital, em momento definido pelo IFMG, não ocupará vaga nesta instituição e será considerado formalmente desistente.