Você está aqui: Página Inicial > Ensino > NAPNEE
conteúdo

NAPNEE

por aline.sima publicado 27/06/2016 20h50, última modificação 28/09/2023 09h57
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é um núcleo de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e o atendimento educacional especializado

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, criado por portaria instituída em cada campus, é um núcleo de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e o atendimento educacional especializado.

O Napnee tem por missão promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) foi criado no campus Ribeirão das Neves através da Portaria Nº 014, de 07 de agosto de 2014. É um núcleo de assessoramento que media a educação inclusiva, a acessibilidade e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da Instituição ou em parceria com outras instituições.

Considera-se público alvo do NAPNEE todas as pessoas com necessidades educacionais específicas:

- Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.

- Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.

- Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

- Estudantes com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.

O NAPNEE tem por finalidade promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

Além de suas atribuições básicas, o núcleo realiza periodicamente um grupo de estudos que visa pesquisar e debater temáticas relacionadas à sua missão, além da execução de Projetos de Extensão que visam ampliar e otimizar as ações do NAPNEE.

Gilberto Santos Justino - Coordenador
Thamara Dalila Souza de Oliveira  - Primeira Secretária
Juliana Maria Rodrigues  Segunda Secretária - Professora de AEE
Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira - Membro Colaborador - Docente
Gabriela Oliveira - Membro Colaborador - Docente
Juliana Ventura de Souza Fernandes - Membro Colaborador - Docente
Maria das Graças de Oliveira - Membro Colaborador - Docente
Rafael Barcellos de Moraes  - Membro Colaborador - Docente
Pedro Marinho Sizenando Silva - Membro Colaborador - Docente
Saulo Furletti - Membro Colaborador - Docente
Milca Araújo Campos - Membro Colaborador - TAE
Andréia Jesus dos Santos - Membro Colaborador - Discente
Leticia Morelli Generoso - Membro Colaborador -  Discente
Marcelo Rodrigues Ferreira dos Santos - Membro Colaborador - Discente
Mysleny Barbosa Coimbra - Membro Colaborador - Discente
Pedro Henrique de Medeiros - Membro Colaborador - Discente
Rosilene Silva de Andrade - Membro Colaborador - Discente
Maria Vânia Brum Pedreira - Membro Colaborador - Estagiária área Psicologia

Contatos:

napnee.neves@ifmg.edu.br
WhatsApp: 31-3161.0896
https://www.instagram.com/napnee.neves/

Acesse aqui o regulamento do NAPNEE: Resolução 22 de 2016.

 

PROJETO EM ANDAMENTO

- Atendimento Educacional Especializado: potencializando as ações do NAPNEE campus Ribeirão das Neves (2022/2023)

Coordenação: 

Gilberto Santos Justino (Tradutor Intérprete de línguas de sinais )

Bolsistas: 

Querlia Conceicao Neres (2023)

Nayara Vilela (2023)

Com o objetivo de promover a inclusão social e a acessibilidade dos estudantes com necessidades educacionais específicas regularmente matriculados no IFMG no campus Ribeirão das Neves, o projeto tem promovido uma melhoria nas condições de acesso e permanência na escola dos alunos com necessidades educacionais específicas, os quais carecem diariamente de oferta acessível de conteúdos curriculares que favoreçam experiências de sociabilidade, solidariedade, debates públicos e atividades culturais e formativas.