Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

por aline.sima publicado 07/04/2022 14h50, última modificação 21/11/2023 13h23

O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

O Programa de Assistência Estudantil - PAE, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, configura-se num conjunto de princípios e diretrizes que orientam o desenvolvimento de ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal. Tem como objetivos:
- Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto, até a conclusão do respectivo curso;
- Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioeconômicas;
- Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes entre o ingresso e a conclusão do curso;
- Inserir os alunos em atividades culturais e esportivas como complemento de suas atividades acadêmicas; e
- Contribuir para a inclusão social pela educação.


A concessão dos benefícios no IFMG campus Ribeirão das Neves são subdivididas em cinco categorias:

Critérios socioeconômicos:

Auxílio financeiro que visa contribuir para a permanência dos estudantes no IFMG, possibilitando a integralização do curso. O programa dispõe de quatro modalidades de bolsa, cujos valores são escalonados para atender diferentes perfis de vulnerabilidade social, podendo ser empregado, inclusive, em transporte e alimentação.
Estes auxílios visam reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.


Mérito acadêmico:

As ações de mérito acadêmico são desenvolvidas pelo ensino cuja finalidade é atender às necessidades de formação acadêmica dos estudantes de cursos técnicos e superiores, vinculados a uma disciplina com orientação de um professor.
Atualmente no âmbito do IFMG, através da assistência estudantil, são desenvolvidas as ações de monitoria do Ensino Médio e monitoria no Ensino Superior.
As bolsas de Monitoria são ofertadas através de Edital com critérios de seleção definidos pela Diretoria de Ensino do campus. A disponibilidade de monitores tem a finalidade de auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizado e, assim, permitir a recuperação da aprendizagem de forma progressiva através das atividades desenvolvidas pelo monitor com a orientação do docente responsável pela disciplina.


Necessidades educacionais especiais:

O apoio ao estudante com necessidades educacionais especiais visa promover o acesso, a participação e a aprendizagem do aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, através da oferta de apoio pedagógico e de outros recursos necessários para desenvolvimento acadêmico e social do assistido.


Visitas técnicas:

A Assistência Estudantil do IFMG também promove o apoio a ações que complementem as atividades acadêmicas, por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes e da destinação de recursos voltados para promoção de visitas técnicas.
O auxílio financeiro para visitas técnicas visa garantir a participação de todos os discentes em atividades extracurriculares, necessárias para a formação integral do discente.


Eventos: 

O auxílio financeiro participação em eventos visa possibilitar a apresentação de trabalhos por discentes em eventos nacionais ou internacionais de caráter científico, técnico-científico ou extensionista, no país ou no exterior.


Esporte:

O IFMG através da Diretoria de Assistência Estudantil apoia programas que incentivem as práticas esportivas como meio de socialização e promoção da saúde, além do treinamento e a participação em torneios e campeonatos das equipes representativas do IFMG.
Atualmente estão previstas como atividades esportivas desenvolvidas pela assistência estudantil as seguintes ações:
- Encontro Esportivo do IFMG;
- Jogos estudantis entre os Institutos.

 

Dúvidas e Informações:
assistenciaestudantil.neves@ifmg.edu.br
3627-2302

 

Edital de fluxo contínuo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil

Resultados Assistência Estudantil

Documentação necessária