Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 15 anos da Lei da Libras

15 anos da Lei da Libras

O IFMG campus Ribeirão das Neves, juntamente com a Comunidade Surda, celebra os 15 anos do reconhecimento legal da Libras.
por Gabriela Nunes publicado: 09/04/2017 18h41, última modificação: 09/04/2017 18h41

No dia 24 de abril de 2002 foi sancionada a Lei 10.436/2002 popularmente conhecida como Lei da Libras. Esta reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados.

A Lei da Libras é uma importante conquista para a Comunidade Surda Brasileira, pois marca não só o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, como língua oficial do nosso país, como o início da conquista de direitos por parte dessa população.

Para comemorar essa importante data, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNEE do IFMG campus Ribeirão das Neves, promoverá três eventos distintos. No dia 24 de abril, teremos a palestra “Minha Vida em Quadrinhos” e a oficina “Cartoon em Libras”, ambas com o cartunista surdo, estudante de Design Gráfico, Lucas Ramon, o Tikinho. Os eventos do dia 24 são exclusivos para a comunidade interna: alunos, servidores, alunos dos cursos de extensão em Libras e alunos do curso de Letras/Libras.

No dia 25/04, a programação é aberta ao público em geral, mediante inscrição pelo site: www.doity.com.br/palestrasurdocegueira. A palestra “9 formas de comunicação com o surdocego” será ministrada por Lara Gontijo, surdocega, Analista de Sistemas, Representante regional da Associação Brasileira de Surdocegos - ABRASC e Educadora social de Surdocegos da Feneis MG. O evento ocorrerá de 19h00 às 21h30 no auditório do campus.

Na ocasião, arrecadaremos alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal para o Lar das Cegas, da Associação de Cegos Louis Braille de Belo Horizonte. O lar abriga Maria Francisca, a “Chica”, a primeira surdocega reconhecida no Brasil, que abrilhantará o nosso evento com sua presença!

Maiores informações somente por email: napnee.neves@ifmg.edu.br ou debora.duque@ifmg.edu.br