Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos cursos integrados participam de oficina de fotografia
conteúdo

Notícias

Alunos dos cursos integrados participam de oficina de fotografia

Na última sexta-feira, dia 02 de junho, foi realizada uma oficina de introdução à fotografia digital, em língua inglesa, com alunos do ensino médio integrado.
por Gabriela Nunes publicado: 07/06/2017 16h43, última modificação: 07/06/2017 16h48

Segundo especialistas em fotografia, como o lendário fotojornalista Steve McCurry, “o essencial é se divertir enquanto se está fotografando”. E se a oportunidade de aprender sobre a arte de fotografar incluir a oportunidade de praticar outra língua, melhor ainda! Foi o que aconteceu com um grupo de alunos do ensino integrado do IFMG.

Os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre algumas das técnicas utilizadas para se pensar a composição de uma fotografia, como o uso de linhas diagonais, para se criar maior movimento nas fotos (veja alguns exemplos das técnicas nas fotos dos alunos).

Além de terem tido a oportunidade de conversar sobre essas técnicas, o grupo também pode praticar a língua inglesa. Segundo professor Rafael, “Foi um momento para os alunos terem mais contato com o inglês, um momento além da sala de aula. Queremos nos esforçar para termos mais oportunidades de prática da língua inglesa como essa no campus. Agradecemos ao instrutor convidado, Bobby Bansal, pela disponibilidade e pelo conhecimento compartilhado com os alunos”.

O grupo ainda contou com o protagonismo de uma das alunas do integrado, Mariana Jory, que colaborou como interprete de língua inglesa.

Eles concluíram a oficina com a proposição de um (mini) concurso de fotografia, cujo tema foi “O campus do IFMG”. A fotografia vencedora foi a de Mariana Kind, do integrado em informática.

Oficina fotografia ingles (2).jpg

Foto vencedora, de Mariana Kind, integrado em informática. A aluna usou linhas naturais (ruas) para levar os olhos ao prédio de aulas, privilegiado pela iluminação natural. A curva das montanhas ao fundo se harmoniza com a curva ao final das linhas naturais.

 Oficina fotografia ingles (3).jpg

Foto de Mariana Kind, integrado em informática. A aluna explora as curvas, que formam um padrão levemente interrompido pelo prédio de linhas retas. Ela também capta o padrão pela repetição de formas: janelas e portas retangulares, calçamento da rua com formas hexagonais, primas de concreto (“olhos de gato”).

 Oficina fotografia ingles (4).JPG

Foto de Lorena de Oliveira, integrado em eletroeletrônica. Pode-se observar o uso de linhas diagonais, que dão maior movimento à foto, além de quadros naturais formados pelas pilastras e gramado interno.

 Oficina fotografia ingles (5).JPG

Foto de Rayane Silva, integrado em eletroeletrônica. Aplicando-se a “regra de terços”, os elementos importantes se encontram na ao longo da linha central da foto, que ainda explora o contraste entre os elementos e o fundo.

 

Oficina fotografia ingles (6).JPG

O aluno Vitor Cardoso, do integrado em administração, capturou a sequência de luminárias do campus, que promovem harmonia pela repetição.