Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos cursos superiores participam de visita técnica em São Paulo

Alunos dos cursos superiores participam de visita técnica em São Paulo

por Gabriela Nunes publicado: 07/07/2023 13h05, última modificação: 07/07/2023 13h09

Entre os dias 29 de junho e 01 de julho, estudantes dos cursos superiores do Campus Ribeirão das Neves (Bacharelado em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais) tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência diferenciada fora da sala de aula: uma visita técnica à cidade de São Paulo.

O objetivo da visita técnica foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer três importantes pontos turísticos da capital paulista: o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a Pinacoteca do Parque e a Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O roteiro teve início na Pinacoteca do Parque, onde os alunos puderam explorar o pavilhão "Edifício Pina Luz". Esse espaço é o mais antigo museu da cidade de São Paulo dedicado às artes visuais e abriga obras da produção brasileira, desde o século XIX até a contemporaneidade.

Em seguida, os estudantes visitaram o Museu da Bolsa de Valores, onde puderam aprender sobre questões técnicas relacionadas a empresas, impostos, taxas, ações e mercadorias, como café e algodão. Através da visita, os alunos puderam também compreender a história da bolsa de valores e sua relação com o desenvolvimento econômico do país ao longo dos séculos XIX e XX.

Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Masp, onde puderam apreciar obras de renomados artistas como Pierre-Auguste Renoir e Diego Velázquez, além de outros expoentes da pintura europeia. Também foi possível conferir a exposição permanente de obras, que inclui nomes como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior e Candido Portinari. Além disso, os alunos puderam apreciar a exposição "Cerâmicas e metais pré-colombianos", que reúne 721 objetos arqueológicos produzidos por povos ameríndios entre os séculos 2 a.C. e 16.

Segundo a filósofa Hannah Arendt, uma ação no mundo público é imprevisível, uma vez que conseguimos saber como ela inicia, mas nunca poderemos prever as consequências. Por conseguinte, não há como mensurar os efeitos práticos na vida de discentes em relação a uma visita técnica como essa, mas decerto após uma experiência como essa eles não serão os mesmos nas suas formas de compreensão do mundo.

A visita técnica proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora, ampliando suas perspectivas e compreensão do mundo. O IFMG, sempre que possível, busca oferecer oportunidades como essa, que contribuem para a formação técnica e cívica dos alunos.

Estes são alguns dos relatos dos discentes que estiveram presentes na visita técnica a São Paulo:

“A visita técnica foi excelente! Sem dúvida contribuiu muito para a formação de todos os alunos que tiveram a oportunidade de participar. As visitas, com destaque a da B3, foram essenciais para que os alunos tivessem um entendimento melhor e completo sobre o mundo dos investimentos.” Febe Faria, 5° período de TPG

"Os educadores presentes durante o passeio foram importantes nas orientações e aconselhamentos durante a visita. Logo, foi uma visita técnica muito bem orientada, na qual foi possível perceber a sua importância na vida do discente.” Flávia Brandão, 7° período de ADM

“Fomos até o prédio (da B3) e fiquei maravilhado com tanta informação que até então eu desconhecia; um guia nos acompanhou e deu um show de conhecimento pra gente. Uma experiência incrível na minha vida.” Rodrigo Matos, 5° período de TPG

“A viagem técnica para a bolsa de valores de SP (...) nos trouxe diversos conhecimentos sobre a economia brasileira desde o império até os dias atuais.” Gabriel Jonusan, 5° período de ADM

"Essa viagem que fizemos para São Paulo foi muito engrandecedora para nossa formação acadêmica e cidadã. Fiquei muito feliz com a chance de ir a outra cidade com meus colegas de curso e acima de tudo ampliar minha bagagem cultural." Bianka Ferreira, 3° período de ADM

“Em relação a visita técnica para São Paulo, eu tenho só agradecer pela experiência que tive. Conhecer o Museu da Bolsa de valores foi uma experiência única, tive a oportunidade de apreciar a arte no Masp e na Pinacoteca, foi a primeira vez que fui para São Paulo e já voltei com outra visão sobre arte e Bolsa de Valores. Irei levar essa experiência pra vida toda.” Douglas Costa, 3° período TPG

Agradecemos ao Campus Ouro Preto pela disponibilização do ônibus que viabilizou a realização da viagem.