Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos, servidores e comunidade externa do Campus Ribeirão das Neves realizam ação solidária
conteúdo

Notícias

Alunos, servidores e comunidade externa do Campus Ribeirão das Neves realizam ação solidária

por Gabriela Nunes publicado: 08/11/2016 09h09, última modificação: 08/11/2016 09h09

Através de Lorrayne Kathleen, estudante do IFMG/RN, conhecemos a história de Alisson. Ele é natural de Ribeirão das Neves, tem 19 anos. Vive com sua mãe, Maxilania, que está desempregada (trabalhava como auxiliar de serviços gerais), seu pai Adilsom, que é oleiro em uma fabrica de tijolos e com três (de seus sete) irmãos.

Há dois anos o rapaz começou a sentir fortes dores de cabeça. Em suas idas ao médico sempre diziam que era normal, o estresse do dia a dia. Mas ao ser submetido a uma bateria de exames, foi diagnosticado um tumor no cérebro. Ele foi submetido a uma cirurgia na qual foi retirado 40% do câncer, pois o tumor encontrava-se em um local de difícil acesso. A retirada de mais poderia comprometer sua visão, audição, fala e coordenação motora. Mas desde o dia que foi realizada essa cirurgia ele nunca mais conseguiu se levantar da cama.

Hoje, Alisson tem uma vida difícil, a cirurgia deixou sequelas enormes: ele não fala, não anda e se comunica apenas através de gestos.  A família tem enfrentado grandes dificuldades financeiras para custear o tratamento de Alisson, já que a prefeitura fornece apenas uma parte desse tratamento. O jovem necessita fazer uma ressonância magnética para verificar como está a situação do tumor, já que os médicos afirmam que está evoluindo, e esse exame não é fornecido pelo governo. Ele faz uso de vários medicamentos e nem todos são disponibilizados pela prefeitura. A família tenta complementar a renda através de doações feitas por amigos e familiares, mas não tem conseguido sustentar todas as necessidades com remédios, exames e especialistas que o jovem necessita.

Diante a história de Alisson, o NAEE (Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador) sem mobilizou para arrecadar doações de fraldas, leite e mucilon. Ontem, dia 07/11, a servidora Listhiane e a aluna Lorrayne fizeram a entrega. 

Agradecemos a todos que contribuíram. Aqueles que não tiveram oportunidade, mas querem contribuir, favor procurar o NAEE.