Você está aqui: Página Inicial > Notícias > [Resultado] Campus abre inscrições para preenchimento de vagas remanescentes

[Resultado] Campus abre inscrições para preenchimento de vagas remanescentes

por Gabriela Nunes publicado: 17/07/2023 10h23, última modificação: 28/08/2023 11h01

O IFMG Campus Ribeirão das Neves informa que estão abertas as inscrições para selecionar alunos interessados em ocupar as vagas remanescentes dos cursos oferecidos no segundo semestre de 2023. O período de inscrições será de 17 a 26 de julho.

Esta oportunidade é destinada aos candidatos que não participaram dos processos seletivos do vestibular 2023/2 ou na Seleção Unificada (SISU) ou que perderam o prazo de matrícula ou tiveram sua matrícula indeferida. Agora, eles têm a chance de participar deste novo processo seletivo, inscrevendo-se para as vagas disponíveis nos cursos.

A seleção será realizada em uma única etapa, baseada na nota média das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas no terceiro ano do Ensino Médio. Os candidatos serão ordenados de forma decrescente, levando em consideração essa média. Vale ressaltar que todos os cursos do IFMG são 100% gratuitos.

Leia o edital 45/2023 e inscreva-se

Primeira chamada - matrículas de 27 a 31 de julho

Segunda chamada - matrículas 03 a 07 de agosto

Terceira chamada - matrículas de 28 a 31 a agosto

Matrículas

A matrícula deve ser realizada de forma virtual, no Sistema de Matrículas do IFMG.

Para os candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal ou procurador.

Antes de enviar a solicitação de matrícula, os candidatos devem observar o passo a passo no tutorial abaixo e acessar o PDF com orientações detalhadas.

Veja o tutorial do sistema de matrículas:

Documentos para matrícula

a) Uma foto recente 3x4;

b) CPF próprio;

c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação). Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.

d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.

e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio.

f) Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem dependência.

g) Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

h) Anexo 1 - Formulários Básicos para Matrícula

i) Anexo 2 - Autorização para Divulgação de Imagem e Voz

Etapas para realização da matrícula

1- Cadastro no Sistema de matrículas (www.matricula.ifmg.edu.br)

Nas datas indicadas para sua matrícula, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e ‘’Grupo familiar’’, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.

2- Anexar Documentação:

Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, do Sistema de Matrículas, a documentação e anexos de acordo com a vaga inscrita.

Obs.: Nos documentos Específicos "E1" e "E2" do Sistema de Matrículas, inclua os "Formulários Básicos para Matrícula" e "Autorização para divulgação de imagem e voz", também disponíveis no Menu Editais de matrícula.

3- Solicitar matrícula:

Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de matrículas.

Quando tudo estiver correto, clique em Editais de Matrícula, depois em Solicitar Matrícula.

Aguarde o setor responsável analisar a sua documentação, caso algum documento estiver errado ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos depois que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".

Corrija sua documentação e solicite nova análise.

Quando a documentação estiver correta, após as análises a matrícula estará pronta, e aparecerá no histórico: Solicitação de matrícula confirmada com sucesso.

Em caso de dúvidas sobre o processo de matrícula, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail copeves.neves@ifmg.edu.br ou pelo telefone 3627-2301.