Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus abre inscrições para estudantes que desejam participar da 16ª edição da OBMEP
conteúdo

Notícias

Campus abre inscrições para estudantes que desejam participar da 16ª edição da OBMEP

por Gabriela Nunes publicado: 30/06/2021 18h35, última modificação: 01/07/2021 12h49

A equipe de Matemática do IFMG – campus Ribeirão das Neves está preparando a participação dos discentes interessados em realizar a 16° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa edição estava prevista para acontecer em 2020, porém foi adiada por conta da pandemia da Covid-19.

Devido a necessidade de adaptação, a OBMEP sofreu algumas alterações, por parte dos organizadores, que lançaram um regulamento especial para a competição. Com base nas novas regras, a equipe de Matemática do IFMG – campus Ribeirão das Neves, realizou algumas adequações para que os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus participarem da 16ª OBMEP. A primeira fase será remota e a segunda fase será presencial, conforme explicado abaixo.

Formulário de inscrição

Os estudantes interessados em participar da OBMEP deverão preencher o formulário de inscrição, abaixo, até as 23:00 do dia 07 de julho. Podem participar todos os estudantes da 1ª série à 3ª série do ensino técnico integrado ao ensino médio, desde que estejam com matrícula ativa em 2021.

Formulário de inscrição.

 

Provas

1ª fase

17 de julho de 2021 (sábado)

Plataforma Moodle – das 14h às 17h

A prova da primeira fase terá 20 questões objetivas e duração máxima de 2 horas e 30 minutos. O tempo começará a contar a partir do momento que aluno abrir a prova, que deverá ser concluída antes do encerramento do cronômetro, sem pausas.

Mas atenção!!! Caso o aluno inicie a prova após as 14h30min terá seu tempo de prova reduzido.

Para responder às questões, os alunos não deverão fazer consultas a outros meios, conforme  previsto no item 4.2.3 do regulamento oficial.

Serão classificados para a segunda fase os estudantes que tirarem as maiores notas, em quantidade que preencha até as 12 (doze) vagas disponíveis para o campus. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: (i) maior nota no primeiro trimestre do ano letivo de 2021; (ii) maior série; (iii) e maior idade.

No dia 9 de setembro será divulgado no site da OBMEP a listagem dos alunos classificados para a segunda fase. A listagem também será disponibilizada nos canais oficiais do campus.

2ª fase

6 de novembro de 2021 (sábado)

Presencial em local a ser definido pelos organizadores da OBMEP

A Equipe de Matemática do campus recomenda que os estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP somente realizem a prova presencial (caso ela seja mantida pela organização da olimpíada nesse formato) se houver condições sanitárias adequadas e todos tenham sido vacinados. No entanto, cabe às famílias avaliarem se o momento será oportuno para a realização de uma prova presencial.