Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus abre inscrições para estudantes que desejam participar da 16ª edição da OBMEP

por Gabriela Nunes publicado: 30/06/2021 18h35, última modificação: 01/07/2021 12h49

A equipe de Matemática do IFMG – campus Ribeirão das Neves está preparando a participação dos discentes interessados em realizar a 16° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa edição estava prevista para acontecer em 2020, porém foi adiada por conta da pandemia da Covid-19.

Devido a necessidade de adaptação, a OBMEP sofreu algumas alterações, por parte dos organizadores, que lançaram um regulamento especial para a competição. Com base nas novas regras, a equipe de Matemática do IFMG – campus Ribeirão das Neves, realizou algumas adequações para que os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus participarem da 16ª OBMEP. A primeira fase será remota e a segunda fase será presencial, conforme explicado abaixo.

Formulário de inscrição

Os estudantes interessados em participar da OBMEP deverão preencher o formulário de inscrição, abaixo, até as 23:00 do dia 07 de julho. Podem participar todos os estudantes da 1ª série à 3ª série do ensino técnico integrado ao ensino médio, desde que estejam com matrícula ativa em 2021.

Formulário de inscrição.

Provas

1ª fase

17 de julho de 2021 (sábado)

Plataforma Moodle – das 14h às 17h

A prova da primeira fase terá 20 questões objetivas e duração máxima de 2 horas e 30 minutos. O tempo começará a contar a partir do momento que aluno abrir a prova, que deverá ser concluída antes do encerramento do cronômetro, sem pausas.

Mas atenção!!! Caso o aluno inicie a prova após as 14h30min terá seu tempo de prova reduzido.

Para responder às questões, os alunos não deverão fazer consultas a outros meios, conforme  previsto no item 4.2.3 do regulamento oficial.

Serão classificados para a segunda fase os estudantes que tirarem as maiores notas, em quantidade que preencha até as 12 (doze) vagas disponíveis para o campus. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: (i) maior nota no primeiro trimestre do ano letivo de 2021; (ii) maior série; (iii) e maior idade.

No dia 9 de setembro será divulgado no site da OBMEP a listagem dos alunos classificados para a segunda fase. A listagem também será disponibilizada nos canais oficiais do campus.

2ª fase

6 de novembro de 2021 (sábado)

Presencial em local a ser definido pelos organizadores da OBMEP

A Equipe de Matemática do campus recomenda que os estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP somente realizem a prova presencial (caso ela seja mantida pela organização da olimpíada nesse formato) se houver condições sanitárias adequadas e todos tenham sido vacinados. No entanto, cabe às famílias avaliarem se o momento será oportuno para a realização de uma prova presencial.