Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retorno gradual às atividades presenciais do Campus Ribeirão das Neves
conteúdo

Notícias

Retorno gradual às atividades presenciais do Campus Ribeirão das Neves

por Gabriela Nunes publicado: 19/11/2021 10h03, última modificação: 23/11/2021 21h58
Prezados membros da comunidade acadêmica do IFMG Ribeirão das Neves,

Inicialmente, gostaríamos de retomar alguns elementos que contextualizam as ações do IFMG - campus Ribeirão das Neves, neste momento de emergência sanitária provocada pela pandemia do COVID-19.

Com o início do aumento do número de casos de Covid, realizamos, em março de 2020, a paralisação das atividades letivas e administrativas presenciais no campus. Com a autorização do Governo Federal e por portaria da própria reitoria do IFMG, tivemos autorização para realização de Ensino Remoto Emergencial, o que conduziu ao planejamento de retorno às aulas, em modo ERE, a partir de agosto de 2020.

Realizamos adaptações da programação do ano letivo e dos espaços de sala de aula com o uso do moodle, caderno didático e outros instrumentos digitais. Para promover a adesão dos discentes e viabilizar a continuidade dos estudos, a equipe pedagógica do NAE e assistência estudantil promoveram ações para acompanhamento e permanência dos discentes, com medidas como acompanhamento de técnicos de referência por curso e publicação de edital de acessibilidade.

Esses recursos permitiram a continuidade das atividades, que se orientaram no sentido de garantir a permanência do estudante na Instituição e a redução dos danos ao seguimento dos estudos, decorrentes da demanda de distanciamento social. Dentre os resultados obtidos para o ano de referência 2020, conseguimos minimizar os impactos sobre evasão (18,49%) e retenção no ciclo (5,88%), se comparados com a média nacional das escolas da rede técnica, que obtiveram média de 42,89% de evasão e 12,56% de retenção no ciclo, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha do Governo Federal. Adicionalmente, segundo a mesma base de dados, mesmo com todos os percalços, a evasão efetiva (saída do aluno da escola) calculada para o nível médio foi de 2,3%, sendo que para os cursos superiores a evasão também foi inferior à média nacional dos curso de instituições da rede técnica e do próprio IFMG (Bacharelado em Administração com 4,2% e Tecnólogo em Processo Gerenciais 12,3%).

No presente momento, com a redução do número de casos e avanço do processo de vacinação de servidores, discentes e seus familiares, se torna possível pensarmos em um processo de retorno gradual das atividades acadêmicas e administrativas no campus.

No presente momento, com a redução do número de casos e avanço do processo de vacinação de servidores, discentes e seus familiares, se torna possível pensarmos em um processo de retorno gradual das atividades acadêmicas e administrativas no campus. Além do novo cenário em termos de indicadores sanitários, é importante registrar que os instrumentos normativos que atualmente possibilitam a realização do modelo Ensino Remoto Emergencial se findarão em 31 de dezembro de 2021. No contexto específico do IFMG, a publicação da Instrução Normativa n°1 de 20 de julho de 2021 e da Portaria n° 489 de 20 de julho de 2021 habilitaram o retorno de atividades presenciais nos campi de forma gradual. Estes referenciais normativos, somados aos fatores anteriormente indicados, possibilitaram a programação de retorno de atividades presenciais.

Desde 18 de outubro de 2021, o campus vem contando com a presença de servidores, em número limitado, para a realização de atividades administrativas, de gestão e algumas ações voltadas aos estudantes, desenvolvidas pelo NAE. Sobre as últimas, destacam-se, sobretudo, os plantões para entrega de cestas do PNAE, ação que tem sido fundamental a algumas famílias em situação de vulnerabilidade. Neste período, ocorreu o retorno de atividades de diversos setores, com presença programada dos servidores, que atuam em regime de escala e/ou turno, promovendo funcionamento em horário regular (das 8 às 12  horas e 13 às 17 horas). Dentre esses setores, estão Secretaria Acadêmica, NAE e biblioteca. 

Tendo-se em vista esse cenário, busca-se apresentar uma proposta que equacione dois elementos. Por um lado, a demanda de ampliação de estratégias para atendimento aos estudantes. Por outro, a conclusão do ano letivo 2021 dentro do prazo previsto. Toma-se o último ponto como prioritário em respeito às expectativas geradas entre estudantes e servidores sobre as datas de finalização de anos letivos e cursos e de início do ano letivo de 2022. Isso exige a manutenção de atividades em caráter predominantemente ERE até o final deste ano letivo. Contudo, entende-se que seja possível responder a algumas demandas de estudantes, com a execução de atividades presenciais que podem funcionar como ação para recuperação, reforço e ampliação de aprendizado. Deste modo, visando responder a questões apresentadas pela comunidade acadêmica, o campus Ribeirão das Neves está estruturando o retorno presencial de atividades acadêmicas, de forma gradual e facultativa aos estudantes,  a partir do dia 22/11/2021.

Com isso, propõem-se, para os Cursos de Ensino Médio Integrado aos Técnicos, a realização de atividades presenciais nas semanas que vão de 22/11/2021 a 17/12/2021. Nas quatro semanas indicadas, prevê-se a realização de atividades presenciais referentes às disciplinas relativas a cada um dos módulos em que se organizou o ERE trimestralmente. As atividades serão organizadas por docente/disciplina em plantão de 4 horas (manhã ou tarde), em semana correspondente. No plantão, indica-se que o período de uma aula (1:40hs) seja utilizado para viabilizar atividades pré-programadas de ensino, relevantes à disciplina (por exemplo, discussão de filmes ou outras fontes, experimentos, demonstrações, exercícios com foco ENEM, atividades de revisão de conteúdo etc.). No segundo período, indica-se a realização de um plantão de dúvidas/monitoria aos estudantes. Os plantões poderão ser realizados nas tardes de quarta e nas manhãs e tardes de sexta. Os encontros não terão caráter obrigatório para os estudantes. Além das atividades de plantão, prevê-se a realização de duas atividades de integração, abertas aos estudantes, sob inscrição. Uma das atividades será voltada para o perfil “iniciante” (1ºs ou 2ºs anos do Ensino Médio) e uma, com perfil voltado ao formando (3º ano do Ensino Médio). Essas ações serão construídas pela Direção de Ensino, Planejamento de Ensino, Coordenações de Cursos e servidores que se voluntariarem a participar. 

Já no caso dos cursos superiores, durante o mesmo período, serão disponibilizados horários para agendamento de plantão presencial com os docentes que lecionaram ou estão lecionando disciplinas neste semestre. Os encontros serão agendados previamente, por demanda dos estudantes, por meio de formulário eletrônico. Os formulários serão disponibilizados no site do campus na aba “Ensino”.

Com relação às atividades de Extensão e Pesquisa, estão liberadas ações, envolvendo comunidade interna e/ou externa ao campus, desde que observados limites de ocupação dos espaços e demais medidas sanitárias.

Por fim, para esclarecimento de pontos adicionais sobre o retorno das atividades, a equipe de ensino planejou momentos de apresentação e escuta com a comunidade. Estes serão:

Dia 22/11/2021 - Live com o IFMG – Tema: Retorno gradual as atividades presenciais do Campus Ribeirão das Neves – 19:30 horas - na página Institucional do Campus Ribeirão das Neves no instagram: @ifmg.neves

Evento que será realizado pelo Instagram e que contará com a participação da Direção Geral e de Ensino, visando esclarecer questões sobre estrutura e formato de retomada de atividades presenciais. Atividade voltada a estudantes, responsáveis e demais interessados. 

Encontro com as coordenações (início da semana do dia 23 de novembro)

Encontros realizados entre coordenações de cada curso, estudantes e responsáveis, com objetivo de esclarecimento de dúvidas pós live e questões pertinentes à realidade dos cursos.

Confira o cronograma da primeira semana de retorno às atividades presenciais para os cursos técnicos integrados

retorno aulas.jpg