Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves promove aula inaugural do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

por Gabriela Nunes publicado: 12/03/2018 17h37, última modificação: 16/03/2018 15h41

Foi realizada no dia 09 de março, no Campus Ribeirão das Neves, a aula inaugural do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. O curso, que faz parte do Programa EnergIF, tem como objetivo formar profissionais para instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica, utilizando procedimentos e métodos adequados, de acordo com a legislação vigente. O IFMG é uma das três instituições da Rede Federal que irá oferecer a qualificação, juntamente com os Institutos Federais de São Paulo e Farroupilha.

Estiveram presentes na solenidade o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG, Neimar de Freitas Duarte, o Diretor-Geral do IFMG campus Ribeirão das Neves, Charles Martins Diniz, o Sub-Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo de Minas Gerais (SEDECTES) e Professor do IFMG Campus Ribeirão das Neves, Márcio Rosa Portes, o Presidente da Alsol Energias Renováveis, Gustavo Malagoli Buiatti, o representante da SETEC/MEC e professor do Instituto Federal de Brasília, Robson Caldas de Oliveira, a Diretora de Ensino do IFMG Campus Ribeirão das Neves, Professora Maria das Graças de Oliveira, o Prefeito de Ribeirão das Neves, senhor Moacir Martins da Costa Júnior, e o Presidente da câmara de vereadores de Ribeirão das Neves, o vereador Messias Moisés Veríssimo.DSC_0328.JPG

O edital do curso  de Instalador de sistemas fotovoltaicos será lançado no dia 19 de março, oferecendo 40 vagas presenciais. A capacitação é gratuita e tem duração de três meses, com início no dia 09/04. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, cursao técnico em Eletrotécnica e áreas afins, além de experiência com instalações elétricas.

Cerca de um ano depois da instalação de uma usina fotovoltaica no campus, é hora de capacitar profissionais que querem trabalhar com essa modalidade de energia renovável. O diretor de Ribeirão das Neves, Charles Diniz, se diz muito contente com a realização do curso. “É uma ação que vem sendo buscada a mais de um ano. Foi firmado um convênio entre IFMG e SEDECTES, onde estão previstas ações de ensino, pesquisa e extensão ", explica.

DSC_0380.JPGO diretor ressalta ainda que as perspectivas de criação de vagas da área de energias renováveis, especialmente na fotovoltaica são enormes nos próximos anos, com números que chegam a mais de 800 mil postos de trabalho. “Por isso, os Institutos Federais estão se movimentando para oferecer essa qualificação e nos dá muito orgulho saber que somos um dos três primeiros Institutos do país a oferecer essa oportunidade".

Programa EnergIF

É um projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica /MEC, apoiado pela agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbHdo. O EnergIF busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.

registrado em: