Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves se destaca na V Olimpíada de Inovação

Campus Ribeirão das Neves se destaca na V Olimpíada de Inovação

Edital tem recursos de R$57 mil, sendo R$30 mil para o custeio dos protótipos e R$27 mil para a premiação das três primeiras equipes colocadas na Olimpíada.
por Gabriela Nunes publicado: 14/06/2023 11h55, última modificação: 21/06/2023 11h50

O Campus Ribeirão das Neves se destaca como o líder de participação na V Olimpíada de Inovação promovida pelo IFMG. Dos 89 times inscritos provenientes dos 18 campi do IFMG, nada menos que 16 equipes são do Campus Ribeirão das Neves, estabelecendo-o como o campus com o maior número de inscrições.

A Olimpíada de Inovação do IFMG tem como objetivo fomentar a criatividade, a coletividade e a multidisciplinaridade, proporcionando uma excelente oportunidade para os estudantes se envolverem em atividades que eles gostam, que conciliam conhecimento, criatividade e desafio. Além disso, a competição promove uma interação saudável entre professores e alunos, olhando para o presente com foco no futuro.

O evento tem como propósito estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos e serviços inovadores, além de promover a prática da inovação e difundir a cultura empreendedora. A quinta edição da Olimpíada ocorrerá em três etapas, de abril a dezembro de 2023, utilizando uma metodologia 100% prática, capacitando e incentivando os participantes a idealizarem e modelarem novos negócios.

A equipe que conquistar o primeiro lugar na Olimpíada receberá um prêmio de R$ 15 mil. O segundo lugar será agraciado com R$ 9 mil, e o terceiro lugar receberá um prêmio de R$ 3 mil.

Nossas equipes têm se destacado e surpreendido pela sua abordagem única ao olhar para a tecnologia de forma humanizada, reforçando sempre o valor da coletividade.

Confira os depoimentos de algumas equipes:

EQUIPE GALO (Coordenado pelo professor Moises Pereira)

“Estamos muito entusiasmados em participar da Olimpíada de Inovação e pelo que aprendemos até agora. Nas últimas semanas, desenvolvemos habilidades de identificação e resolução criativa de problemas ao trabalhar em nossa aplicação. Aprendemos a colaborar como uma equipe e, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, estamos orgulhosos do progresso que fizemos até agora nesta competição. ”

EQUIPE INCLUSÃO LIBRAS (Coordenado pelo professor Aldair Fernandes)

“A equipe Inclusão Libras tem alunos dos cursos de Administração, TPG e do segundo grau integrado, e assessoria em libras da interprete Débora, aproveitando as múltiplas competências em função de um objetivo único: o reconhecimento da dor e da socialização do surdo, visando sua integração e inclusão mais efetiva na sociedade moderna. Estamos prontos para as próximas provas desta olimpíada rumo ao pódio.”

EQUIPE INF TRADOS (Coordenado pelo professor Pedro Roduigues Silva)

"Nosso grupo nesse primeiro momento aproveitou bastante a primeira fase. E conseguimos desenvolver nosso projeto que é um leitor de tela que traduz para Braille que visa trazer mais autonomia a pessoas com deficiência visual."

EQUIPE OHM  (Coordenado pelo professor Pedro Roduigues Silva)

"Com o andamento da olimpíada, foi observado que tivemos dificuldades com o projeto, mas que com o passar do tempo adquirimos conhecimento e visões que nos ajudaram a enfrentar os desafios e etapas propostas pela olimpíada. Dessa forma, nos tornamos capazes de conhecer mais sobre o nosso problema e ter um aprofundamento maior em relação a nossa possível solução."

EQUIPE IDEALIZADORES DE SOLUÇÕES  (Coordenado pelo professor Carlos Henrique dos Santos Nunes)

"Nessa primeira etapa, absorvemos muito conhecimento e conseguimos entregar todas as atividades que fomos submetidos.... Nos aprofundamos em nosso problema e propomos a solução. Têm sido uma experiência incrível!"