Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os candidatos das eleições para as comissões eleitorais locais

Conheça os candidatos das eleições para as comissões eleitorais locais

Comissão Especial divulga lista das candidaturas homologadas. A campanha pode ser realizada de 20 a 26 de abril. Já a votação será no dia 27, de 7h às 22h.
por Gabriela Nunes publicado: 24/04/2023 11h03, última modificação: 24/04/2023 11h03

Foi divulgada nesta quarta-feira, 19 de abril, a lista das candidaturas homologadas para as eleições das comissões eleitorais locais. Por meio do Comunicado nº 08 é possível conhecer todos os candidatos, dos segmentos discente, docente e técnico, que estão concorrendo a uma vaga nas comissões responsáveis por conduzir o processo de consulta à comunidade para escolha de reitor do IFMG e diretores-gerais de campi.

Agora, os candidatos terão até o dia 26 de abril para fazer campanha. O dia da votação, que será realizada on-line, está marcado para a próxima quinta-feira, 27 de abril, no horário de 7h às 22h. Conforme o Comunicado nº 09, a votação ocorrerá somente em algumas unidades do IFMG, já que o número de inscritos em parte dos campi e da Reitoria foi igual ou menor que o número de vagas disponíveis. Neste caso, os inscritos foram considerados eleitos.

Veja como será a eleição em cada unidade:

• Votação nos segmentos docente, discente e TAE: campi Bambuí, Betim e São João Evangelista.
  • Unidades onde não haverá votação: Reitoria e campi Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Piumhi, Ponte Nova e Sabará.
  • Votação somente nos segmentos docente e TAE: Campus Congonhas.
  • Votação somente nos segmentos discente e docente: campi Formiga, Ibirité, Ouro Preto, Ribeirão das Neves.
  • Votação somente nos segmentos discente e TAE: Campus Ouro Branco.
  • Votação somente para o segmento docente: Campus Arcos.
  • Votação somente para o segmento discente: campi Governador Valadares, Itabirito e Santa Luzia.

A eleição para a escolha dos novos dirigentes do IFMG (reitor e diretores-gerais de campi) será realizada neste semestre. O processo foi deflagrado no dia 5 de abril, pelo Conselho Superior. Serão formadas 19 comissões locais (uma em cada campus e na Reitoria) com três representantes de cada segmento: docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Dia de votar

Para votar, no dia 27 de abril, o eleitor deverá acessar o sistema Helios Voting no endereço eleicoes.ifmg.edu.br, no horário de 7h às 22h, com o usuário e senha existentes no IFMG. Para servidores, os dados são iguais aos usados no sistema SEI e, para os alunos, serão iguais aos utilizados no portal MeuIFMG. O voto registrado será criptografado, assegurando, dessa maneira, seu sigilo.

Cada eleitor poderá votar em até três candidatos, dentre os concorrentes, no seu respectivo segmento representativo. Ao término da votação, a Comissão Especial fará a apuração dos votos por categoria, para cada candidato. Os três primeiros classificados em cada segmento (docentes, técnicos e discentes) serão considerados eleitos como representantes titulares e, seguindo a ordem de classificação, os três candidatos seguintes de cada segmento serão considerados eleitos como representantes suplentes.

Dúvidas sobre a eleição deverão ser encaminhadas, via e-mail, à Comissão Especial, por meio do endereço comissao.especial@ifmg.edu.br.

Acesse a página da eleição das comissões