Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresa Junior do campus Ribeirão das Neves participa do maior evento de empreendedorismo jovem do mundo
conteúdo

Notícias

Empresa Junior do campus Ribeirão das Neves participa do maior evento de empreendedorismo jovem do mundo

publicado: 07/09/2017 06h35, última modificação: 06/09/2017 17h29

Entre os dias 16 e 19 de agosto ocorreu em Porto Seguro, Bahia o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) 2017, o maior evento do Movimento Empresa Junior (MEJ) brasileiro. Idealizado pela Brasil Júnior, instância de representatividade das empresas juniores a nível nacional, o ENEJ acontece anualmente com diferentes temas centrais a cada edição, que se desdobram ao longo do evento. Foram quatro dias de programação cientifica, os empresários juniores congressistas tiveram a possibilidade de assistir palestras, workshops e cases, além de participar de rodas de discussão e minicursos, tudo isso em contato diário com outros jovens da Rede.

Estiveram representando o IFMG – Ribeirão das Neves, o aluno Mike Soares, Presidente da IF Neves Consultoria Jr, a EJ do campus e o Diretor Administrativo e membro honorário Leonardo Ferreira.  Com o tema “Nós: Aqui e Agora”, o objetivo do evento foi unir empresários juniores de diferentes estados e representantes de grandes empresas para trocar experiências, aprender e discutir sobre a atuação dos jovens empreendedores na sociedade.

O primeiro dia do ENEJ teve como destaque a palestra de Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza. Em sua fala, a empresária falou sobre sua carreira e também a palestra de Rogério Cher, fundador da primeira Empresa Junior do Brasil na FGV em São Paulo.

Nos dias que se seguiram os representantes destacaram as participações em painéis como o sobre startups com Rafael Ribeiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups)Arthur Garutti, COO da aceleradora ACE, e Guilherme Junqueira, fundador da GAMA Academy, o painel dos desafios do mercado e a busca pelo desenvolvimento do país que contou com a participação de Carlos Lienstadt, vice-presidente de recursos humanos e comunicação da YaraGlaucimar Peticov, diretora de recursos humanos do BradescoLuiz Henrique Guimarães, CEO da Raízen; e Mauricio Soufen, vice-presidente de excelência cervejeira da Ambev e foi mediada por Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O Painel: Em busca de resultados, Idealismo Pragmático com Sofia Esteves que é especialista em RH e criadora da Cia de talentos com foco em trainners e Sandro Magaldi criador do Meusucesso.com foi outro destaque dos painéis.  Além de workshops diversos, que abordaram sobre temas como negociação, construção de relacionamento, criação de uma cultura de resultados e inteligência emocional, entre outros assuntos também merece destaque os clusters intensos com mais de 4 horas dedicados diretamente para empresas juniores iniciantes.

Um dos momentos mais esperados do congresso com certeza foi a participação do Professor Vicente Falconi, referência mundial em consultorias de gestão, e a palestra de João Carvalho Miranda, diretor-presidente da Votorantim, que falou da trajetória e de ações recentes da empresa para seguir crescendo.

Um detalhe observado pelos representantes foi a baixa participação dos Institutos Federais do Brasil inteiro no evento, sendo que o único que se apresentou informalmente no evento foi justamente o IFMG/Ribeirão das Neves.

Para o Diretor Administrativo do IFMG campus Ribeirão das Neves, Leonardo Junio Ferreira a experiência foi “algo surreal, fantástico. Nunca imaginei que houvesse um movimento dessa magnitude e, sobretudo com o envolvimento de diversas empresas. Sem dúvida o MEJ se tornou uma realidade no que tange a transformação do empreendedorismo no Brasil”. Diz o diretor

Dentre todos os destaques que possibilitou o conhecimento adquirido pelos representantes para ser compartilhado posteriormente, o fortalecimento da rede foi um dos principais motivos que fez do congresso um sucesso e já vem dando frutos “com certeza criamos uma rede promissora, a qual já vem rendendo possibilidades de ótimas parcerias para o crescimento da nossa empresa e consequentemente benefícios para toda comunidade acadêmica do campus “. Enfatiza Mike Soares, presidente da IF Neves.