Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores dos campi recebem capacitação para elaboração e tramitação dos regimentos internos
conteúdo

Notícias

Gestores dos campi recebem capacitação para elaboração e tramitação dos regimentos internos

O treinamento, realizado por tipo de dimensionamento de campus, contou com a participação de cerca de 200 servidores das 18 unidades
publicado: 23/05/2022 11h38, última modificação: 23/05/2022 11h38

Entre os meses de março e abril, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) do IFMG ofertou aos gestores dos campi capacitação técnica e jurídica em elaboração, redação e tramitação de regimentos internos.

A capacitação, realizada por tipo de dimensionamento de campus, contou com a participação de cerca de 200 servidores das 18 unidades. Houve, ainda, treinamento específico para os responsáveis nos campi por organizar, consolidar e revisar os regimentos internos (consolidadores). A ação foi realizada em cooperação técnica com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), com o apoio e validação da Comissão Central de Estruturas e Regimentos (CCER) e do Colégio de Dirigentes (Codir). 

Para o reitor do IFMG, Kléber Glória, “o projeto promove o fortalecimento da identidade institucional por meio da organização administrativa de todas as unidades organizacionais e respectivas competências. Nesta etapa final, os 18 campi contarão com regimentos internos atualizados e alinhados aos atos normativos internos do IFMG e legislação aplicável, atendendo à solicitação dos dirigentes e da comunidade acadêmica”explica.

Os consolidadores encontram-se, no momento, em fase de organização dos trabalhos e revisão das competências da unidades organizacionais dos campi,  a fim de finalizarem a proposta de regimento interno de acordo com a estrutura organizacional aprovada pelo Consup e com a portaria nº 249, de 24 de fevereiro de 2022 (dispõe sobre aprovação da minuta do regimento interno dos campi).

Para o membro da CCER e diretor do Campus Ipatinga, Alex Fernandes, "a capacitação foi crucial para que os campi recebessem orientações sobre a importância do alinhamento dos regimentos internos ao regimento geral, estatuto e legislação, além de esclarecer as relações e diferenças entre competências de unidades organizacionais (escopo do regimento interno) e atividades nos campi (escopo de manuais, instruções normativas e portarias específicas)", destaca.

A DDI mantém canal de suporte aos consolidadores dos campi para esclarecimentos de dúvidas não sanadas no curso de capacitação e no Guia de Estruturas Organizacionais & Regimentos. Em caso de dúvidas, basta abrir chamado para o Desenvolvimento Institucional na Central de Serviços do Suap.

A capacitação gravada, informações, legislações aplicáveis e documentos referentes ao projeto "Estruturas e Regimentos" estão disponíveis no link https://www.ifmg.edu.br/portal/estruturaseregimentos.

Histórico

O esforço institucional para atualização das estruturas organizacionais e dos atos regulatórios do IFMG envolveu servidores da equipe técnica da DDI, servidores representantes na CCER das pró-reitorias, das diretorias sistêmicas, dos campi e do Polo de Inovação, de membros do Colégios de Dirigentes e do Conselho Superior. O projeto foi executado em duas macro etapas: (1) a articulação e atualização das estruturas organizacionais e; (2) apoio à elaboração e tramitação do regimento geral e regimentos internos das unidades IFMG-Reitoria, dos campi e do Polo de Inovação.

A fim de atingir as condições de apoio aos campi para a elaboração e tramitação dos regimentos internos em 2022,  foram realizadas as seguintes ações, representadas pelo infográfico abaixo.

infografico_ddi

Para informações sobre outras ações de desenvolvimento institucional em curso, acesse o vídeo abaixo.