Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG aplica provas e redação online do Processo Seletivo 2023/2 no dia 18 de junho

A redação online deve ser realizada pelos inscritos nos cursos de Processos Gerenciais e Administração com seleção por análise de desempenho escolar.
por Gabriela Nunes publicado: 15/06/2023 11h07, última modificação: 15/06/2023 11h08

O IFMG aplica, neste próximo domingo, 18 de junho, as provas do exame de seleção para ingresso de novos alunos nos cursos técnicos, com entrada no 2º semestre letivo de 2023, e também a redação online para os inscritos em cursos de graduação, cuja seleção ocorre por meio da análise de desempenho escolar.

Redação online

A redação online será aplicada exclusivamente para os candidatos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais do Campus Ribeirão das Neves, que se inscreveram na opção de seleção por análise de desempenho escolar. Neste caso, o candidato deverá acessar o sistema de avaliação no dia 18 de junho, domingo, no horário de 9h às 17h.

O tempo total estabelecido para a realização da prova é de 1h30, ininterruptos, e será indicado em cronômetro localizado no sistema. Ao término do tempo disponível para conclusão da redação, a resposta redigida pelo candidato será salva e a prova encerrada automaticamente. O candidato deve dispor de tablet, celular ou computador (desktop ou notebook).

Para fazer a redação, o acesso deve ser feito no dia 18, dentro do horário determinado, na página oficial do processo seletivo, entrar na Área do Candidato, por meio de login e senha cadastrados, e consultar o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) com os dados e as orientações para entrar no sistema da prova de redação online.

O login de acesso é intransferível e restrito a cada candidato cuja inscrição foi deferida. A conexão simultânea de dois ou mais candidatos com o mesmo login sujeitará aos infratores o bloqueio dos acessos, com desclassificação dos candidatos, após constatada a ocorrência. Em hipótese alguma haverá possibilidade de repetição ou revisão da redação salva por erro do candidato.

O tema da redação será de cunho social, científico, cultural ou político e estará disponível para o candidato, no sistema de avaliação, no dia da prova. O concorrente deverá produzir um texto em Língua Portuguesa com no mínimo sete linhas ou 630 caracteres e no máximo 5 mil caracteres, que também serão contados e indicados pelo sistema para visualização do candidato. Todo tipo de letra, símbolo, sinal, número, pontuação e espaçamento são contados como caracter.

Em caso de dúvidas, de qualquer natureza, relativas à redação, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br até dois dias antes da realização da prova, no horário de atendimento entre 8h e 17h. As informações completas estão disponíveis no edital de convocação.

Sobre as provas objetivas

Neste exame de seleção, farão as provas somente os candidatos para o curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, do Campus Ouro Preto, e para os cursos Técnicos Concomitantes em Edificações e Mineração e o curso Técnico Subsequente em Mecânica, todos ofertados no Campus Congonhas. As provas terão início às 13h e término às 17h e serão aplicadas nas cidades de Congonhas e Ouro Preto. O local de aplicação está disponível para o candidato no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que deve ser acessado no site do processo seletivo.

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O candidato deve chegar ao local de realização das provas com antecedência de, no mínimo, 40 minutos do horário determinado para início. Para ter acesso à sala, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o CDI, disponível na área do candidato (clique aqui). São considerados documentos oficiais válidos: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte dentro do prazo de validade, certificado de reservista ou carteira profissional. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente durante a prova. É proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, pendrive, Ipods, tablets, entre outros, mesmo desligados, durante a prova. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O candidato deverá permanecer no local por 60 minutos, no mínimo, a partir do horário de início da aplicação (período de sigilo) e, após este período, é permitido levar o caderno de questões.

O gabarito vai ser divulgado em 19 de junho. Já a publicação do resultado final está prevista para o dia 6 de julho. Em caso de dúvidas relacionadas à prova presencial, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br, até as 13h do dia 16/06/2023 (sexta-feira).

Cursos técnicos dispensados da prova

Os candidatos que se inscreveram nos cursos técnicos concomitantes do Campus Ibirité e no curso de Edificações do Campus Ouro Preto foram dispensados de fazer as provas. Leia o comunicado oficial divulgado pelo IFMG.

Acesse o cartão definitivo de inscrição (área do candidato)

Edital de convocação - provas presenciais

Edital de convocação - redação online

Vestibular e Exame de Seleção 2023/2 - Informações gerais