Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG cada vez mais acessível

IFMG cada vez mais acessível

Nos últimos anos, o Instituto investiu mais de R$1,5 milhão em ações e obras de acessibilidade, que envolveram todos os campi e a Reitoria
por Gabriela Nunes publicado: 21/09/2023 12h29, última modificação: 21/09/2023 12h29

O dia 21 de setembro marca a data escolhida nacionalmente para celebrar o a “Luta da Pessoa com Deficiência” (Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005). E o IFMG tem muito o que comemorar, se o assunto é acessibilidade universal e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Apenas nos últimos três anos, a instituição investiu mais de R$1,5 milhão em infraestrutura e ações que visam tornar suas unidades mais acessíveis e inclusivas.

A maior parte dos projetos específicos de adequação para acessibilidade foram executados por meio dos contratos de manutenção vigentes nas regionais do IFMG, nos anos de 2022 e 2023, e todos os campi e reitoria foram atendidos. Em 2022, foram destinados R$500 mil para obras de acessibilidade e, para este ano, outros R$ 300 mil devem ser empenhados ainda em setembro. A ação envolveu a instalação de piso tátil externo e interno, barras e alarmes nos banheiros PDC, demarcação de vagas de estacionamento, rampas internas, sala de Apoio à amamentação na Reitoria, entre outras.

A assessora de Administração, Planejamento e Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), Isabela Stiegert, explica que, quando se fala em acessibilidade universal, “é importante esclarecer que ela abrange um acesso mais livre, autônomo e seguro do maior número de pessoas possíveis a espaços ou a equipamentos, sem que haja necessidade de adaptação, diminuindo assim situações de segregação e ampliando a inclusão”. Além disso, Isabela destaca que essas ações estão focadas em grupos que são minorizados no dia a dia da nossa sociedade, como pessoas com deficiência - permanente ou temporária - e com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes, lactantes, pessoas com muletas/andadores, entre outros.

As ações de acessibilidade no IFMG, além de ampliarem o acesso universal de alunos, servidores e demais usuários, também possuem um aspecto educativo e de sensibilização. Isabela Stiegert

Em paralelo aos projetos e às obras de infraestrutura, uma parceria com a Diretoria de Comunicação, entre 2020 e 2022, possibilitou a instalação de Sinalização Acessível em todo o IFMG. Com investimento de cerca de R$800 mil, foram instalados totens de sinalização externa, placas internas direcionais e de identificação de ambientes com braille e de acordo com os parâmetros acessíveis de comunicação.

Isabela Stiegert ressalta que o acesso universal e democrático é direito de todos, reforçado legalmente como prioridade no Brasil. “O IFMG, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, priorizou esses investimentos porque possui um papel social muito importante na promoção de educação pública e democrática de qualidade”. Para ela, as ações de acessibilidade no IFMG, além de ampliarem o acesso universal de alunos, servidores e demais usuários, também possuem um aspecto educativo e de sensibilização que extrapola os limites físicos dos campi e tem potencial de alcançar a comunidade externa, fazendo com que esse tema seja melhor entendido pelas comunidades ao redor.

Histórico

Desde que a Assessoria de Administração, Planejamento e Infraestrutura (AAPI) foi criada, no final do ano de 2019, uma equipe de Infraestrutura foi deslocada para trabalhar diretamente com Acessibilidade, Sustentabilidade e Segurança contra Incêndio. Na área da Acessibilidade, uma das primeiras ações do setor foi a elaboração de um Plano Institucional de Gestão de Acessibilidade no IFMG (Portaria nº 684/2020) (documento Sei! nº 0582921). “Este plano teve como objetivo organizar, estabelecer prioridades e viabilizar ações necessárias para garantir a acessibilidade ambiental às edificações prediais e aos espaços urbanos de uso público, de maneira ampla e universal para todas as pessoas, nos campi e na Reitoria do IFMG”, explica Isabela.

A partir de então, todos os projetos e ações relacionadas à Infraestrutura - reforma, ampliação e construção - passam pela análise e assessoria do corpo técnico de arquitetos e urbanistas da AAPI, que também desenvolvem projetos específicos de adequação para acessibilidade universal.

A assessora de Administração e Planejamento menciona, ainda, a aproximação com as equipes dos Napnees (Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas) e as gestões dos campi, para que todos os projetos e ações levem em consideração as demandas específicas de cada realidade e cada aluno nas unidades. “Por fim, entendemos que a acessibilidade universal é um tema dinâmico que não deve nunca deixar de ser prioridade, afinal, quanto mais adaptamos os espaços do IFMG, mais podemos receber alunos e servidores com deficiência e com mobilidade reduzida e ampliar nossa contribuição nessa sociedade quanto ao acesso de todos de forma inclusiva”, pondera Isabela.