Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG celebra o início da primeira turma de Montador de Andaimes em Ribeirão das Neves
conteúdo

Notícias

IFMG celebra o início da primeira turma de Montador de Andaimes em Ribeirão das Neves

publicado: 24/10/2025 10h53, última modificação: 24/10/2025 15h57

Repletos de entusiasmo e esperança, cerca de 30 estudantes da primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Ribeirão das Neves (IFMG) deram início às suas atividades no curso de Montador de Andaimes. Uma aula inaugural, ocorrida na segunda-feira (20/10), marcou esse começo tão importante para homens e mulheres que buscam novas oportunidades no mundo do trabalho.

A programação incluiu falas institucionais e a palestra “Direito ao trabalho e educação para a autonomia cidadã”, ministrada pela socióloga Milena de Lima e Silva. A convidada destacou a importância da inclusão social e da igualdade de oportunidades como pilares para o desenvolvimento humano e coletivo. Sua fala mobilizou a participação dos estudantes e até mesmo de familiares que estavam presentes no evento.

Para a professora e coordenadora do Programa, Marie Luce Tavares, o momento representa um marco para o IFMG Campus Ribeirão das Neves. “A iniciativa reafirma o papel social do IFMG ao ampliar o acesso à formação e promover o desenvolvimento local, consolidando a educação como caminho para a autonomia e o exercício da cidadania”, destacou.

A ingressante Jéssica Iolanda (32 anos), mãe solo da Alice (6 anos), levou sua mãe para celebrar o início dessa trajetória e destacou suas expectativas. “Quero um futuro melhor pra mim e pra minha família. Alavancar a minha carreira profissional para alcançar sonhos. É isso que eu preciso e veio na melhor hora possível. Estou muito feliz e realizada, porque eu acredito que a educação é a chave pra mudança”.

Débora Goulart, integrante da equipe que atua no apoio pedagógico do Programa e como intérprete de libras no Campus, ressaltou o entusiasmo da turma. “Fiquei feliz por ver o quanto a turma é participativa, opinando sobre a educação e o trabalho como direitos historicamente cerceados para esse público. Espero que possamos voltar a oferecer mais oportunidades como essa para os moradores da nossa querida Ribeirão das Neves”.

Sobre o curso

Com duração de até cinco meses, a qualificação profissional de Montador de Andaimes permite acesso a conteúdos fundamentais para a atuação profissional, como: Montagem, desmontagem e movimentação de andaimes; capacitação em trabalho em altura e normas de segurança específicas da área. Além disso, recebem aulas de Português, Matemática e orientações sobre elaboração de currículos. Durante o período de aulas, os participantes receberão bolsas-auxílio mensais de R$ 660, e mulheres com filhos de até 11 anos terão direito a bolsas no valor de R$ 858.