Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Debate discute o uso de Recursos Didáticos Diversificados

IFMG Debate discute o uso de Recursos Didáticos Diversificados

por Gabriela Nunes publicado: 01/06/2017 20h17, última modificação: 01/06/2017 20h17

O II IFMG Debate reuniu servidores (docentes e técnicos) do campus e professores de outro campus e de outra instituição para tratar de “Recursos Didáticos Diversificados”, tema escolhido pelo corpo docente em enquete finalizada no mês passado.

A palestrante foi Zulmira Medeiros, pedagoga, mestre em Educação Tecnológica e doutora em Educação. Desde 2011, Zulmira atua na Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino, no programa Giz, da Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela faz parte da equipe organizadora dos “Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior” e da equipe editorial da “Revista Docência do Ensino Superior”.

Durante a palestra, Zulmira promoveu uma reflexão sobre os atos de ensinar e de aprender, discutindo conceitos (como “ensinagem” e “aprendente”) que nos levam a repensar nossas considerações do senso comum sobre a educação formal. Além disso, ela se utilizou das metáforas do autor David D. Thornburg, quais sejam “fogueira, poço d’água, caverna e vida” para refletirmos sobre as vantagens e desvantagens das diversas situações propícias ao ensino aprendizagem.

O IFMG Debate é uma ação do Setor de Ensino do IFMG Ribeirão das Neves que objetiva reunir o corpo docente para discutir temáticas relacionadas ao fazer pedagógico na educação básica, tecnológica e superior.