Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG fecha nova parceria com instituição portuguesa

IFMG fecha nova parceria com instituição portuguesa

Documento foi assinado junto ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e promoverá mobilidade acadêmica internacional.
por Gabriela Nunes publicado: 26/04/2023 09h34, última modificação: 26/04/2023 09h34

A internacionalização do IFMG continua a pleno vapor. Na última semana, durante a Conferência Faubai 2023, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IFMG, assinou protocolo de cooperação internacional com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de Portugal.

O memorando de entendimento foi oficializado pela Diretora de Relações Internacionais, do IFMG, Simone Garcia, e pela vice-presidente do IPVC, Ana Paula do Vale, em relação a mobilidade acadêmica e da dupla certificação entre as instituições.

Sobre as parcerias internacionais do IFMG, Garcia ressaltou que a instituição valoriza a inclusão e o conhecimento como pilares para construir um mundo melhor, além de reconhecer a importância da internacionalização para unir diferentes culturas e ouvir todas as vozes. “Estamos orgulhosos de fazer parte da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e de trabalhar em conjunto para promover a educação internacional no Brasil. A internacionalização da educação superior brasileira é uma das prioridades do IFMG e a Faubai tem sido uma grande aliada nesse objetivo”, disse ela.

Em entrevista a Rádio Alto Minho, a vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, falou sobre as oportunidades que os estudantes têm através dos acordos de mobilidade acadêmica. “A internacionalização permite abrir o mercado nacional português a estudantes internacionais, nomeadamente através do programa Erasmus, mas são também criadas condições para a mobilidade do corpo docente do IPVC. Por outro lado, as empresas precisam, cada vez mais, de mão-de-obra qualificada, num trabalho de proximidade e cooperação com a academia, por isso, a presença do IPVC na FAUBAI assume particular relevo”, destacou Ana Paula do Vale.

IFMG x Institutos Politécnicos Portugueses: parceria de sucesso

Desde 2017, o IFMG já enviou diversos estudantes para realizar o programa de intercâmbio em um instituto politécnico português por meio do Programa Internacionaliza IFMG. Das Engenharias à Licenciatura, passando por Administração, Gestão Pública e mais, os projetos desenvolvidos pelos estudantes mineiros são diversos, refletindo o perfil dos alunos e as novas compreensões trazidas pela troca de saberes com as instituições estrangeiras.

As oportunidades de intercâmbio e de apoio financeiro à publicação de artigos em periódicos internacionais devem ser acompanhadas na página da Diretoria de Relações Internacionais do IFMG (clique aqui).

Sobre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

É uma instituição de ensino superior localizada em Viana do Castelo, em Portugal. Fundado em 1980, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) oferece uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de tecnologia, ciências empresariais, educação, saúde, artes e design.

Clique Aqui | Estudantes do IFMG iniciam intercâmbio em Portugal

Clique Aqui | Alunos embarcam em Portugal rumo à primeira experiência do Internacionaliza IFMG

Clique Aqui | Inovação e pesquisa em Portugal

Clique Aqui | Grupo selecionado para intercâmbio inicia temporada de estudos na Europa