Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica regras do Processo Seletivo para o 2º semestre 2023

IFMG publica regras do Processo Seletivo para o 2º semestre 2023

Editais do vestibular da graduação já estão disponíveis para consulta. Ribeirão das Neves oferta os cursos de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.
por Gabriela Nunes publicado: 10/04/2023 11h22, última modificação: 10/04/2023 11h24

O IFMG publicou nesta quarta-feira, 5 de abril, os editais do Processo Seletivo 2023/2º semestre. É por meio destes documentos que os interessados em ingressar em um curso superior podem conhecer as regras do vestibular e exame de seleção para admissão de novos alunos. Para este processo, serão abertas 397 vagas, em 11 cursos presenciais, nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

edital nº 30/2023 traz as regras de ingresso nos cursos de graduação. O IFMG Campus Ribeirão das Neves terá duas opções de seleção: 1) aproveitamento da nota do Enem (uma das últimas dez edições do exame); e 2) análise de histórico escolar e redação on-line (aplicada no dia 18 de junho). Neste caso, será preciso informar, durante a inscrição, as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio, anexando o histórico escolar ou documento equivalente.

O período de inscrição para todos os cursos começa no dia 20 de abril e vai até 22 de maio. Para se inscrever, será preciso pagar uma taxa de R$ 20,00, mas a isenção desse valor poderá ser solicitada entre 20 de abril e 3 de maio, seguindo as instruções dos editais. No ato de inscrição, o candidato deverá entrar no sistema (disponível a partir de 20 de abril no site da Fundação Cefet Minas), fazer seu cadastro e informar, obrigatoriamente, o número de seu CPF, um endereço de e-mail válido e o número de algum documento de identidade.

O candidato também deverá optar somente por uma das modalidades de vagas de ações afirmativas (cotas) à qual deseja concorrer ou se vai se inscrever na ampla concorrência (A0). É importante se informar corretamente nos editais. Caso o candidato se inscreva em uma das cotas e, posteriormente, seja aprovado na seleção, terá que comprovar, no ato de matrícula, a renda de sua família e que teve os estudos integralmente feitos em escola pública.

Nos links abaixo, acesse integralmente os dois editais do Processo Seletivo 2023/2. A leitura desses documentos pelos candidatos é obrigatória. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br e telefone (31) 2513-5180.

Edital nº 30/2023 - Processo Seletivo 2023/2 - graduação

QUADRO DE CURSOS E VAGAS