Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG se destaca no ranking de escolas do Enem 2019

IFMG se destaca no ranking de escolas do Enem 2019

por Gabriela Nunes publicado: 02/07/2020 09h51, última modificação: 02/07/2020 09h51

Em mais uma edição do ranking de desempenho das escolas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), o IFMG obteve destaque entre as escolas públicas de Minas Gerais e entre os Institutos Federais do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação, no dia 26 de junho, e tabulados pela startup Evolucional (clique e acesse a plataforma). Em Ribeirão das Neves, o IFMG se destaca com a melhor média das Escolas analisadas, tanto públicas como privadas, com 80 pontos à frente da segunda melhor colocação no ranking.

Neste ano, a plataforma gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabilizou 19.598 registros de escolas. O levantamento da Evolucional analisou os dados dos alunos que cursaram o terceiro ano do Ensino Médio em 2019 e não tiraram nota zero em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média de cada escola só foi calculada se, pelo menos, metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada a participação mínima de dez alunos.

Por esse critério, o IFMG teve 14 de seus 18 campi ranqueados. Aqueles que não foram relacionados é porque não possuíam turmas de terceiro ano até dezembro de 2019. Nos municípios onde estão localizadas, as 14 unidades (Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista) obtiveram o primeiro lugar entre as escolas públicas.

Desempenho aprimorado

No ano passado, apesar de também ter sido a melhor escola pública nas cidades onde tem sede, o IFMG tinha registrado três campi entre os 20 melhores colégios públicos de Minas Gerais. Neste ano, o resultado foi ainda melhor, com seis campi no top 20. Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, apesar do ranking não medir a qualidade da formação técnica integrada, ele pode ser considerado como um indicador de que “o IFMG segue empenhado em aprimorar cada vez mais o seu trabalho, de modo a trazer a melhor oferta possível para todos os estudantes”.

Já a professora Graça, diretora-geral do campus, afi'rma que "Ao receber o resultado do ENEM 2019 o IFMG Ribeirão das Neves teve a grata surpresa de se ver na primeira colocação do município. A comunidade acadêmica está orgulhosa e feliz. E mais, apesar das dificuldades advindas da pandemia, nos sentimos motivados a buscar maior qualidade e desempenho no desenvolvimento de nossos alunos."

Parabéns a todos os estudantes que participaram do exame e a todos os servidores que estiveram juntos nesse desafio!