Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração do novo bloco didático e do ambiente de inovação é marcada por alegria e boas expectativas

Evento foi realizado pela equipe do IFMG na tarde da última quarta-feira, dia 06 de fevereiro de 2024, na presença de autoridades e comunidade acadêmica
por Gabriela Nunes publicado: 09/02/2024 15h39, última modificação: 09/02/2024 15h39

Em uma cerimônia marcada por música, emoção e grande expectativa, o IFMG Campus Ribeirão das Neves inaugurou, no dia 06 de fevereiro de 2024, seu novo bloco didático e o ambiente de inovação, composto pelo Laboratório Ápice e o IFMaker. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil.

A abertura do evento ficou a cargo da egressa do curso técnico em Eletroeletrônica, Alice Eduarda, que animou o público com sua performance musical.

Compuseram a mesa de honra: a Diretora-geral do Campus, professora Maria das Graças de Oliveira; o Reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Professor Rafael Bastos Teixeira; o Prefeito do município de Ribeirão das Neves, Junynho Martins; a Pró-reitora de Administração e Planejamento do IFMG, professora  Fernanda Honorato Pelegrini; a Pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, professora Gislayne Elisana Gonçalves; o Diretor de Administração e Planejamento do IFMG Campus Ribeirão das Neves, Sr. Philipe Fioravante da Silva e o Diretor de ensino do IFMG Campus Ribeirão das Neves, professor Saulo Furletti.

Também prestigiaram a cerimônia a Deputada Estadual de Minas Gerais, Srª. Andréia de Jesus; a Secretária de Educação de Ribeirão das Neves, Srª. Dolores Kícila Alves Carlos; o Secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Sr Túlio Martins Raposo, o primeiro Diretor-Geral do Campus, professor João Bosco Perdigão; o ex-Diretor-Geral do Campus, professor Charles Martins Diniz; O ex-pró reitor de administração e planejamento do IFMG, Sr. Leandro da Conceição, além de vereadores do município e de vários servidores da reitoria e dos campi do IFMG.

Novo bloco didático:

Com uma área de 2.200m², o novo bloco didático tem capacidade para atender 480 estudantes e conta com:

• 10 salas de aula;
  • 2 laboratórios de informática;
  • Sistema de reaproveitamento de água pluvial;
  • Projeto de acessibilidade completo, com 2 elevadores;
  • Salas com ambiente amplo e arejado.
  • Sistema de video com projetor embutido em todas as salas;

Ambiente de Inovação:

Composto pelo Laboratório Ápice e o IFMaker, o ambiente de inovação visa estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e o empreendedorismo inovador. O espaço oferece:

• Equipamentos modernos;
  • Scanner e impressora 3D;
  • Óculos de realidade virtual;
  • Softwares de última geração;
  • Assessoria especializada;
  • Ambiente propício à criatividade e à colaboração.

Impacto para a comunidade:

A inauguração do novo bloco didático e do ambiente de inovação representa um marco histórico para o IFMG Campus Ribeirão das Neves e para a comunidade local. As novas instalações ampliarão a capacidade de atendimento do campus, oferecerão melhores condições de ensino e aprendizagem e fomentarão a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região.

A Diretora-geral do Campus, Maria das Graças de Oliveira, agradeceu o apoio de todos que contribuíram para a concretização do projeto, enaltecendo os esforços dos ex-diretores do campus: "A responsabilidade dessa inauguração não é só minha. Quero colocar aqui a importância de quem veio antes de mim, de quem pegou aquela primeira pedrinha - o professor Perdigão -, de quem gastou o sapato correndo pra cá e pra lá - o professor Charles -, e todos os meus colegas do IFMG”, e finalizou com um trecho de uma carta de Isaac Newton para Robert Hooke, datada de 5 de fevereiro de 1676: “‘Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes’. Vocês todos que estão aqui são gigantes. Muito obrigada a cada um dos docentes, técnicos e terceirizados.”

O diretor de Administração e Planejamento, Philipe Fioravante, destacou a dedicação da professora Maria das Graças para a concretização do projeto: “Para um campus que tem menos de 2 milhões de reais de orçamento anual, construir um prédio que tem orçamento de 6 milhões é um sonho impossível. Impossível pra quem pensa baixo; nós pensamos muito alto. Até 2026 teremos 600 alunos nos cursos técnicos integrados, mas esse sonho ainda é pequeno perto do que queremos construir.”

O Prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, parabenizou o IFMG pela iniciativa e destacou a importância da parceria entre a instituição e o município. "Esse é um momento de alegria. O IFMG é um parceiro importante do município de Ribeirão das Neves. Quero dizer para os alunos que o melhor investimento que vocês fazem na vida é o ensino de qualidade.", afirmou.

A solenidade de inauguração foi um momento de celebração e de grande expectativa para o futuro do IFMG Campus Ribeirão das Neves. As novas instalações representam um importante investimento na educação e no desenvolvimento de Ribeirão das Neves.

História do campus

Em 2011, o IFMG Campus Ribeirão das Neves iniciou suas atividades como Campus Avançado de Ouro Preto, ofertando cursos técnicos de logística e administração. A partir de 2013, o campus conquistou sua autonomia, consolidando-se como uma instituição de referência em educação profissional e tecnológica na região metropolitana de Belo Horizonte.

A partir de 2016, já em sede própria, o campus se expandiu consideravelmente, ampliando sua infraestrutura e diversificando a oferta de cursos. Atualmente, o IFMG Ribeirão das Neves oferece cursos técnicos integrados e subsequentes, além de cursos de graduação e pós-graduação.

Com uma infraestrutura moderna e qualificada, corpo docente altamente capacitado e uma gestão comprometida com a qualidade do ensino, o Campus se consolida como uma referência em educação profissional e tecnológica em Ribeirão das Neves.